quinta, 25 de abril de 2024

UEMS prepara alunos negros e indígenas para a pós-graduação

21 setembro 2012 - 00h00Por Fonte: Notícias MS
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), abriu as inscrições para o curso de extensão “Equidade na pós-graduação: o acesso de populações sub-representadas”.

O objetivo da ação é qualificar esses alunos para que tenham condições de concorrer em seleções de programas de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior. O curso conta com recursos da Fundação Ford e parceria com a Fundação Carlos Chagas.

As inscrições para a preparação permanecem abertas até hoje (21), com 200 horas de duração. Podem se inscrever graduados de todos os cursos, que pertencem aos segmentos negros e indígenas. Está prevista a oferta de 100 vagas, sendo 50 para candidatos negros e 50 para indígenas, distribuídas entre alunos da UEMS e UCDB.

Serão ofertadas disciplinas como português acadêmico, língua estrangeira, metodologia de projetos, tutoria, com vistas a qualificar a participação destes candidatos a terem chances ampliadas de aprovação em programas de pós-graduação recomendados pela Capes.

Segundo a coordenadora geral do curso, professora Beatriz Landa, esta é “uma oportunidade ímpar para que segmentos que estão pouco presentes em programas de pós-graduação possam fazer a diferença não somente nestes cursos universitários mas também em suas comunidades de origem, nos movimentos sociais nos quais atuam e também na sociedade, contribuindo para a superação das desigualdades educacionais e étnicorraciais”.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 3902-2635 na UEMS, e 3312-3590 na UCDB, e também no e-mail: equidade@uems.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave