domingo, 03 de março de 2024

5 dicas para proteger a saúde do seu filho

22 maio 2012 - 10h02Por MSN
Quem é mãe de primeira viagem ou já tem filhos sabe que a melhor prevenção com a saúde é mantê-los longe de riscos. “Filho, não sobe aí”, “Filho, já escovou os dentes?”, “Filho, já te falei que isso não pode?”. Mas nem sempre eles estão dispostos a seguir as orientações maternas. Pior: quando ficam sozinhos, a algazarra toma conta e os riscos multiplicam mais ainda.

Algumas recomendações são importantes para garantir o bem-estar deles, embora essa exposição ao risco seja indispensável para eles. “A exposição é necessária para desenvolver e fortalecer o sistema imunológico das crianças. No entanto, cultivar hábitos de higiene desde cedo só traz benefícios para a saúde”, afirma o biomédico Renato Marcos Endrizzi Sabbatini. Você sabia, por exemplo, que a melhor maneira de evitar bactérias é cortar as unhas do seu filho?

Dentes bem limpinhos

Assim que surge o primeiro dentinho, cabe a você ensinar seu filho a fazer a higiene bucal regularmente. A criança deve acostumar-se a escovar os dentes após as refeições, quando acorda e antes de se deitar. Escolher uma escova adequada também é imprescindível: sempre com a cabeça pequena e cerdas bem macias.

Água + sabonete

Brincar é a principal tarefa na infância. Correr, pular, se sujar, tudo isso faz parte. Mas é importante ensinar ao seu filho que, antes de qualquer refeição, eles devem lavar bem as mãos. Por quê? Bactérias, vírus e vermes (todos invisíveis a olho nu) se alojam entre os dedos e, por isso, podem tornar-se um problema quando são levados para boca.

Ou seja: podem provocar infecções, gripes e diarreias. A melhor maneira de se prevenir é apostando na dupla água e sabonete. Cultive no seu pequeno o hábito de lavar as mãos sempre, pois é uma das melhores maneiras para evitar doenças.

Incentive a prática de esportes

Por meio de jogos e brincadeiras, seu filho aprende a se integrar e sociabilizar na sociedade. Além disso, é uma maneira muita saudável de fazê-los gastar energia. A prática esportiva ajuda no desenvolvimento físico e social capacitando a criança para lidar com suas necessidades e expectativas.

Unhas sempre bem cortadas

Essa é a melhor maneira de se livrar de bactérias. Afinal, criança coloca a mão na terra, na tinta, na massinha de modelar e sujeira é um ambiente propício para as bactérias. E ao levar o dedinho à boca: já era! Por isso, as unhas devem estar sempre bem cortadas, rente ao dedo e limpinhas.

Lancheira e lanchinho saudáveis

Alimentação balanceada é fundamental para a prevenção de doenças. Desde cedo procure riscar do cardápio frituras, açúcares e refrigerantes. Nada de encher a lancheira dele com alimentos dessa natureza.

Um lanche saudável deve ser composto por uma fonte de carboidrato (pão, biscoito ou barra de cereais), uma fonte de proteína e cálcio (queijos, achocolatados, requeijões ou iogurtes) e uma fruta ou suco de frutas (que fornecem fibras, vitaminas e minerais).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Sistema E-Crie de MS é avaliado pelo Ministério da Saúde para implementação em nível nacional

PEDRO JUAN

Tiroteio em residência atinge hospital e quatro brasileiros são presos

GESTÃO PÚBLICA

Curso capacitação de responsáveis técnicos do Precoce/MS já está disponível no site da Escolagov

GERAL

Matemática ajuda brasileiro a descobrir possível novo planeta