quinta, 25 de abril de 2024

Aplicativo brasileiro foi eleito pela ONU como 1 dos 5 melhores do mundo

Aplicativo brasileiro foi eleito pela ONU como 1 dos 5 melhores do mundo

04 fevereiro 2015 - 08h30Por Assessoria
O Colab.re, rede social brasileira que promove a gestão pública colaborativa das cidades brasileiras, foi apontado como um dos cinco melhores dentre 20 mil aplicativos do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento é referente à área de Governo Móvel & Participação do World Summit Award (WSA) Mobile, evento global que aponta os conteúdos mais inovadores para dispositivos móveis e que coopera com a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI).

Para se posicionar entre os cinco melhores aplicativos móveis do mundo, o Colab.re participou de uma disputa no Brasil, ocorrida em agosto de 2014. Os critérios adotados pelos jurados para a escolha dos vencedores levaram em conta a relevância e a originalidade da ideia, a funcionalidade e a acessibilidade que o projeto traz para a sociedade.

Lançado em março de 2013, o Colab.re incentiva a comunicação entre os cidadãos e a gestão pública do Brasil. Na web (www.colab.re) e em aplicativos Android e iOS, cerca de 60 mil usuários realizam fiscalizações, avaliações e propostas de soluções de instituições e serviços públicos, que são encaminhadas ao órgão responsável para que possa dar um retorno. Atualmente, 40 prefeituras brasileiras utilizam a ferramenta como canal de relacionamento oficial, entre elas, Santos e Guarujá (SP), Niterói (RJ) e Curitiba (PR). Em um ano, o Colab.re recebeu 12 mil fiscalizações, cujo índice de solução foi de 60% dos casos nas cidades parceiras.

De acordo com Gustavo Maia, cofundador do Colab.re, "é quase indescritível o sentimento de ser um dos projetos inovadores escolhidos pela ONU. Esta chancela nos mostra que estamos no caminho certo, levando inovação para cidadãos e governos brasileiros e nos preparando para levar nossa experiência para o mundo”. Em 2013, a ferramenta foi eleita o Melhor Aplicativo Urbano do Mundo no prêmio AppMyCity!, organizado pela fundação franco-suíça News Cities, dedicada a soluções urbanas. Até o final deste ano, a meta do Colab.re é estar presente em 200 cidades brasileiras de maneira oficial e expansão internacional.

O World Summit Award (WSA) teve início em 2003, dentro da Cúpula das Nações Unidas, e é coordenado pelo Centro Nacional de Novas Mídias. Sua finalidade é avaliar e estimular a criação de conteúdos digitais inovadores no âmbito social, reconhecendo os projetos de maior relevância dentro do contexto no qual estão inseridos. Além da área em que o Colab.re participou, o evento premiou as melhores ideias em m-Environment & Health, m-Learning & Education, m-Entertainment & Lifestyle, m-Tourism & Culture, m-Media & News, m-Business & Commerce e m-Inclusion & Empowerment.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul