quinta, 28 de março de 2024
POLÍTICA

Após polêmica com nordestinos, Bolsonaro irá à Bahia nesta terça-feira

23 julho 2019 - 11h30Por G 1

O presidente Jair Bolsonaro participará nesta terça-feira, dia 23 de julho, da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na Bahia.

Esta é a segunda viagem do presidente ao Nordeste Brasileiro e acontece em meio à polêmica causada por uma declaração dele sobre governadores da região.

Nesta segunda-feira (22), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que não participará da inauguração do aeroporto porque a solenidade ficou restrita a poucos convidados, "como se fosse uma convenção político-partidária" (leia detalhes mais abaixo).

'Governadores de paraíba'

Na sexta-feira (19), ao conversar com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Bolsonaro disse que "daqueles governadores 'de paraíba', o pior é o do Maranhão", acrescentando: "Tem que ter nada com esse cara".

Bolsonaro disse no sábado (20) que a fala foi uma crítica aos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

Ainda na sexta, governadores do Nordeste divulgaram uma carta na qual cobraram explicações de Bolsonaro e afirmaram ter recebido "com espanto e profunda indignação” a declaração do presidente. No entendimento deles, Bolsonaro transmitiu "orientações de retaliação a governos estaduais".

O Nordeste foi a única região na qual Bolsonaro não venceu no segundo turno da eleição presidencial de 2018. Na ocasião, Fernando Haddad (PT) obteve 69,7% dos votos válidos da região, contra 30,3% de Bolsonaro.


Governador ausente

Nesta segunda (22), o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que não participará da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista.

Costa relatou no vídeo que convidou o governo federal para inauguração, mas entende que a solenidade ficou restrita a poucos convidados, maior parte de apoiadores do presidente. O Palácio do Planalto não comentou a decisão do governador.

"A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso", disse Costa.

No vídeo, Costa também agradeceu os esforços do ex-governador da Bahia Jaques Wagner, atualmente senador, do ex-secretário de Infraestrutura Otto Alencar, também atualmente senador) e dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer.

Segundo o governo da Bahia, o novo aeroporto teve investimento de R$ 106 milhões, com mais de R$ 31 milhões do orçamento estadual. A obra, segundo o governo, foi executada pelo estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

GERAL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

CULTURA

Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

SEGURANÇA

Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado