Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021

Barbosa confirma que administrará execução das penas do mensalão

21 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Agencia Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, confirmou nesta sexta (20) que se encarregará da fase de execução das penas aplicadas aos réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Com isso, ele ficará responsável por definir o local de cumprimento da prisão e o momento de progressão de regimes, por exemplo.

Perguntado durante entrevista coletiva nesta tarde se assumiria a função, Barbosa respondeu: “Sim, qual é o problema? Executar é muito menos difícil que levar adiante essa ação penal”. Em tese, os ministros podem delegar a função a juízes locais, como ocorreu na fase de interrogatório das testemunhas da Ação Penal 470.

Antes do posicionamento de Barbosa, a questão da execução dividiu integrantes do Supremo. Para o revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, a execução deve ser acompanhada por juízes locais porque eles têm mais proximidade com a realidade dos presídios, tornando o cumprimento da pena mais benéfico para o réu.

Já o decano da Corte, ministro Celso de Mello, alegou que as condenações em ações penais julgadas pelo STF só podem ser acompanhadas pelo presidente da Corte, conforme a legislação vigente. Ele ressalvou que a regra não se aplica quando a Suprema Corte julga apenas recursos, e não a ação penal completa, como ocorreu no caso do mensalão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA
Mega-Sena sorteia R$ 20 milhões neste sábado
TRÊS LAGOAS
Polícia Militar prende homem por comércio e porte ilegal de arma de fogo
BRASIL
Marinha: três navios são suspeitos por manchas de óleo no NE em 2019
EDUCAÇÃO
Sábado é o último dia para matrícula para aprovados da UEMS da 4ª convocação