quinta, 28 de março de 2024

Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg

Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg

19 outubro 2011 - 15h50
Bem Estar

Quarta-feira em São Paulo é dia tradicional de comer feijoada, mas hoje o Bem Estar propôs um alimento mais leve e rico em nutrientes: o peixe!

Quem explicou o quanto o brasileiro costuma comer dessa carne e o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, ao lado do endocrinologista Alfredo Halpern.

A repórter Marina Araújo foi até o Pará para ver como e quanto os moradores comem de peixe. Às margens do rio Arapiuns, as famílias passam a noite pescando, numa festa chamada “piracaia”. Acari, jaraqui, carauacu, tambaqui, tucunaré e acurimatã são algumas das espécies amazônicas.

Os enlatados são opções boas e práticas, mas prefira a sardinha e o atum embebidos em azeite e com menos sal (observe a quantidade de sódio na embalagem). Os dois – além do linguado, da pescada amarela e de peixes de água fria – são ricos em ômega 3, uma substância capaz desobstruir as artérias e reduzir em até 30% o risco de um infarto ou derrame.

No restaurante japonês, prefira o limão e não exagere no molho shoyu. Prefira a versão light, que tem menos sódio. Tempere o peixe com substâncias cítricas, como limão e laranja, para evitar o cheiro do peixe em casa.

O escabeche, preparação à base de azeite, limão e sal, ajuda a conservar o peixe cozido ou frito no dia anterior.

Só o peixe fresco ou cozido/frito pode ser congelado. Quando comprar o peixe congelado e descongelar, não o recongele. E nunca congele espécies diferentes em um mesmo recipiente.

Consumo semanal de carne por pessoa

Carne bovina – 442,4 gramas (63,2 g por dia)
Aves – 255,5 gramas (36,5 g por dia)
Carne suína – 59,5 gramas (08,5 g por dia)
Pescados – 191,8 gramas (27,4 g por dia)

Dentre os pescados, estão: peixes frescos e preparações (163,8 g ou 23,4 g por dia), peixes em conserva (2,8 g ou 0,4 g por dia), peixes salgados (20,3 g ou 2,9 g por dia) e outros pescados (4,9 g ou 0,7 g por dia).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro