sexta, 29 de março de 2024

Cai o número de famílias que acreditam que situação financeira está melhor

16 maio 2012 - 17h04Por Infomoney
A parcela de famílias brasileiras que acreditam estar em uma situação financeira melhor do que estavam há um ano caiu novamente em abril de 2012. No quarto mês do ano, 75,8% das famílias acreditavam ter melhorado de situação, contra 77,3% que pensavam o mesmo em março.

Por outro lado, no caso das famílias brasileiras que sentem que a situação está pior que há um ano, os dados mostram alta. Se em março 18,2% das famílias sentiam que estavam em situação pior do que há um ano, em abril a parcela foi de 20,5%.

Os dados fazem parte do IEF (Índice de Expectativas das Famílias), divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Otimismo por região

Na análise regional, o Centro-Oeste mostrou a maior porcentagem de famílias que se sentem melhor financeiramente frente a 2011. No mês passado, 89,8% se sentiam melhor em relação às finanças, contra 90,9% em março.

O Sudeste é a segunda região com a maior parcela de famílias que se sentem melhor financeiramente do que há um ano. Os dados revelam que, nesta região, o índice foi de 78,7% das famílias afirmando que estão melhor em relação às finanças em abril.

Na sequência, vieram Norte e Nordeste, com 72,7% e 72,6% de famílias que se sentem em melhor situação do que há um ano, respectivamente. Por fim, vem a região Sul, com 67,9% das famílias em melhores condições.

Futuro

Quando analisadas as projeções futuras, o Centro-Oeste apresenta o maior otimismo entre as famílias em relação às suas condições financeiras daqui a um ano, com 93,7%.

Ainda sobre o futuro, a região Norte apresentou o segundo maior índice, de 93,3%, seguida pelo Sudeste (86,8%), Nordeste (81,3%) e Sul (78,0%).

Expectativa por renda

O estudo ainda mostra a expectativa de cada faixa de renda sobre os próximos 12 meses, em relação à situação financeira atual.

Entre aqueles com ganhos de até um salário mínimo, 79,56% acreditam que a situação financeira irá melhorar. Já entre os que ganham de um a dois mínimos, 83,06% acreditam que sua situação financeira estará melhor daqui um ano, percentual que sobe para 84,75% entre aqueles que ganham de dois a quatro salários mínimos.

O otimismo com relação ao futuro entre as famílias com renda de quatro a cinco salários mínimos foi de 89,85%. Entre aqueles com ganhos de cinco a dez salários mínimos, 92,02% têm boas expectativas e, entre os que recebem mais de dez mínimos, 94,44% pensam o mesmo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE