quarta, 28 de fevereiro de 2024
POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Comissão aprova proposta que cria programa de assistência remota a pessoa idosa ou com deficiência

30 novembro 2023 - 15h30Por Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria programa de teleassistência à pessoa idosa ou com deficiência em situação de perigo ou risco emergencial ou social.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), para o Projeto de Lei 1710/20, do ex-deputado Rubens Bueno (PR) e outros 12 parlamentares, e um apensado. Portugal unificou os textos.

“O objetivo da proposta é claramente combater qualquer tipo de violência e estimular o respeito às pessoas idosas e às pessoas com deficiência, pois dessa forma vamos tratar do nosso próprio futuro”, afirmou Sargento Portugal.

O substitutivo altera o Estatuto do Idoso (Lei 14423/22) e a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8742/93) e exige regulamentação posterior. A ideia é permitir a comunicação remota das situações de emergência ou risco a uma central de atendimento.

Alvo do programa
Pelo texto aprovado, o programa de teleassistência será destinado a pessoas idosas ou com deficiência que tenham renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Além disso, o poder público deverá divulgar número telefônico exclusivo para a comunicação de violência contra pessoas idosas. A proposta prevê a afixação de placas de 30 cm por 20 cm em locais públicos e privados de grande circulação.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Projeto garante a participação de mães e grávidas em concursos de beleza

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto prevê abatimento no Fies para graduados em Direito que atuarem em Defensorias Públicas

ECONOMIA

Campos Neto defende estabilidade monetária para combater a pobreza

SAÚDE

Sessão solene na Câmara marca o Dia Mundial das Doenças Raras