Menu
Busca quinta, 05 de agosto de 2021

Dilma oficializa nomeação de Aldo Rebelo

Dilma oficializa nomeação de Aldo Rebelo

28 outubro 2011 - 15h40
G1

Foi publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União a nomeação do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) para o cargo de ministro do Esporte. Assinado por Dilma Rousseff, o decreto de nomeação antecede a posse do novo ministro, prevista para a tarde da próxima segunda-feira (31).

Aldo foi escolhido nesta quinta por Dilma para substituir Orlando Silva, que pediu demissão do cargo após uma série de denúncias de supostos desvios em convênios do Programa Segundo Tempo, destinado a desenvolver o esporte em comunidades carentes.

Em suas primeiras entrevistas nesta quinta, Aldo reforçou que, como ministro, irá vetar os convênios com ONGs, alvo das principais suspeitas de fraudes, e defender a posição do governo nas negociações sobre a Copa do Mundo de 2014.

O nome de Aldo foi apresentado a Dilma pelo PC do B e foi elogiado por governistas e oposicionistas.

No lugar de Aldo na Câmara, assume o suplente Vanderlei Siraque (PT-SP). Professor de Direito e advogado licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Siraque exerceu três mandatos como vereador em Santo André e foi deputado estadual por três legislaturas.

Perfil
Aldo Rebelo (PC do B-SP) tem 55 anos e é deputado federal há 20. Em 2004 e 2005, foi ministro de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes, foi líder do PC do B e do governo. Ao deixar o ministério, assumiu a presidência da Câmara, posto que ocupou até 2007. Neste ano, foi relator do projeto que altera o Código Florestal e contrariou o governo por não abrir mão de itens polêmicos da proposta.
saiba mais

Na juventude, Rebelo, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e criou a União da Juventude Socialista, vinculada ao PC do B. Ele se filiou ao partido em 1977.

Como deputado, foi autor de propostas polêmicas, como o projeto que proíbe a utilização de palavras estrangeiras e o que propõe transformar o dia 31 de outubro no Dia Nacional do Saci-Pererê, em substituição à festa norte-americana de Halloween.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CULTURA
Artesãos do Estado veem concurso da Fundação de Cultura como oportunidade de reconhecimento
LEGISLATIVO DE MS
Deputados devem apreciar quatro propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
CORONAVÍRUS
Com 80% de taxa de vacinação, MS atinge "imunidade coletiva" da população indígena
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial