quarta, 10 de agosto de 2022
CULTURA

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, confira 10 filmes feitos aqui em MS

19 junho 2022 - 08h00Por Portal Governo MS

No dia em que celebramos o cinema brasileiro o MIS rememora dez filmes de longa-metragem que foram produzidos no Estado por cineasta brasileiros estrangeiros e que trazem no enredo histórias e paisagens do Estado.

"O cinema é uma importante ferramenta de descoberta e redescoberta pelos seus processos de realização e pela forma como ele chega ao público, e para esse dia 19 queremos dar destaque a filmes importantes realizados no Estado que se destacaram e que mostram como o Estado é pulsante e histórias, personagens e paisagem e que atividade precisam aqui, a cada dia, serem fortalecidas nos seus processos de produção, formação e difusão", diz a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro.

Confira a lista dos filmes:

Alma do Brasil (1931) Direção: Líbero Luxardo

Sinopse: Durante uma visita ao túmulo do coronel Carlos de Morais Camisão, é reconstituída a dramática "Retirada da Laguna", ocorrida durante a Guerra do Paraguai. Após uma fracassada tentativa de invadir territórios paraguaios, soldados brasileiros enfrentaram a cólera e a fome enquanto sofriam com a perseguição de tropas paraguaias em meio a uma região pantanosa. O drama também conta com cenas documentais.

Terra Vermelha (2008)

Direção: Marco Brechis

Sinopse: Um grupo de índios vive em uma fazenda trabalhando como escravos e ganham alguns trocados para posarem como atração turística. Eles decidem reivindicar suas terras e de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros.

Madalena (2018)

Direção:  Madiano Marcheti

Sinopse: O corpo de Madalena, uma mulher trans, é encontrado em uma plantação de soja, e três jovens têm suas vidas conectadas pelo espírito dela, lutando para superar a violência em um país que assassina sua população LGBTQIA+.

Cabeça a prêmio (2010)

Direção: Marco Ricca

Sinopse: A família Menezes é uma família poderosa de criadores de animais do Centro-Oeste e sempre estiveram à frente de todas as transações ilegais na região. Nos últimos tempos, eles têm observado como o sistema que os protegeu durante tantos anos se desintegra lentamente. Mirão Menezes vive à mercê da indústria do narcotráfico, das autoridades cada vez mais abusivas e da permanente e violenta luta pelo poder com seu irmão Abílio.

Brava gente brasileira (2001)

Direção: Lúcia Murat

Sinopse: Um grupo de soldados acompanha o cartógrafo Diogo, um recém-chegado, que foi enviado pela Coroa Portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. No caminho do forte, eles descobrem um grupo de mulheres índias tomando banho em um rio.

Kaiguange Pontaria do Diabo (1974)

Direção: Carlos Hugo Christensen

Sinopse: O filme retrata o drama social vivido por agricultores expulsos das terras que ocupavam. Na fronteira entre Brasil e Paraguai, um bando de jagunços aterroriza posseiros com a conivência do delegado, até o aparecimento de Caingangue, mestiço misterioso que aprendeu a lutar para sobreviver.

Não devore meu coração (2017)

Direção:  Felipe Bragança

Sinopse: Joca, um menino brasileiro de 13 anos, e Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países. Joca está apaixonado por Basano, e busca fazer de tudo para conquistá-la, até enfrentar as memórias violentas da Guerra do Paraguai e os segredos de seu irmão mais velho, que é envolvido com uma perigosa gangue de motociclistas da região.

Os matadores (1997)

Direção:  Beto Brant

Sinopse: Dois matadores profissionais aguardam a chegada de seu alvo em um bar na divisa entre o Brasil e o Paraguai. Toninho conversa com o veterano Alfredão sobre a vida e as façanhas realizadas por Múcio, o matador mais temido e competente da região.

Carmo (2008)

Direção:  Murilo Pasta

Sinopse: Desesperada para sair de sua cidade, uma mulher aceita ajudar um contrabandista cadeirante a transportar uma carga ilegal.

Em nome da Lei (2016)

Direção:  Sérgio Rezende

Sinopse: O juiz federal Vitor é jovem e recém-chegado à cidade de Fronteira. Com muita disposição para trabalhar e vontade de solucionar problemas e trazer tranquilidade à cidadezinha, ele quer desmontar um esquema de contrabando e tráfico de drogas que vem ganhando força na região. Para prender o perigoso Gomez, Vitor conta com a ajuda de Alice, a procuradora por quem se apaixona. Ele também pede ajuda à equipe do policial federal Elton.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS

Inscrições para o Prêmio dos Juizados Especiais terminam nesta quarta

EDUCAÇÃO

Inep divulga versão preliminar de gabarito do Revalida 2022/2

JUSTIÇA

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

POLÍCIA

Filho vai visitar pai e encontra idoso morto com queimaduras nas costas, cabeça e braços