Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021

Horário de verão termina no dia 26 de fevereiro

Horário de verão termina no dia 26 de fevereiro

06 fevereiro 2012 - 13h20
Divulgação

Iniciado em 16 de outubro de 2011, o horário de verão - que vigora em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia e do Distrito Federal - terá uma semana mais que nos últimos anos e terminará somente em 26 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

O motivo é que o terceiro domingo de fevereiro de 2012, quando os relógios deveriam ser atrasados em uma hora, será feriado de carnaval. Pelo Decreto nº 6.558, que regulamenta a medida, quando a data coincide com o feriado do carnaval, o encerramento é adiado para o domingo seguinte.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição que poderiam afetar o fornecimento de energia elétrica. A expectativa do governo federal é que haja uma redução entre 4,5% e 5% da demanda de energia no horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite. Em 2010, a economia foi de 4,4%.

Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo. Isso significa que, no horário de maior pico, deixaram de ser consumidos cerca de 2 mil megawatts anuais, ou duas vezes a carga no horário de pico da cidade de Belo Horizonte ou 75% da demanda em Curitiba.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Pfizer entrega mais 1,3 milhão de doses de vacina ao Brasil
CULTURA
Festival da Literatura Indígena terá palestras, oficinas e música
ECONOMIA
Crescem reclamações sobre cobranças indevidas de crédito consignado
POLÍCIA
PMA de Dourados prende e autua dois pescadores por pesca e transporte de pescado ilegal