quinta, 19 de setembro de 2024

Pena mais dura para menor tem defesa de 87%

Pena mais dura para menor tem defesa de 87%

18 abril 2012 - 15h30
Jornal do Senado


A população quer mais rigor no tratamento daqueles que infringem a lei. Como exemplo disso, 87% dos entrevistados concordaram que menores de idade infratores recebam punições iguais às de adultos.

No Brasil, a maioridade penal se dá aos 18 anos e, hoje, menores de idade são submetidos a um regime penal diferenciado.

Alguns benefícios concedidos aos presos pela legislação também foram questionados na pesquisa do DataSenado. Foi o caso dos indultos (os chamados saidões), aos quais quase 70% dos entrevistados se opuseram.

A possibilidade de cumprimento de pena em regime aberto também foi contestada: 70% discordam que presos com bom comportamento passem o dia fora da prisão.

A oposição aos benefícios é maior quando o preso em questão foi condenado por crime hediondo. Nesses casos, o regime aberto (mesmo condicionado ao bom comportamento) foi rejeitado por 88% da população, e os saidões, por 93%.

No que se refere às penalidades aplicadas aos criminosos, 73% querem o aumento da pena de prisão para o ho- micídio doloso, que atualmente pode variar de 6 a 20 anos.

Quanto aos homicídios culposos (que ocorrem sem a intenção de matar), 30% apoiam o aumento da pena e 55% querem que ela permaneça como hoje, de 1 a 3 anos

Deixe seu Comentário

Leia Também

ORDEM DO DIA

Aprovadas diretrizes para valorização da mulher no campo

SEMANA PRA DANÇA 2024

Inscrições abertas para mais de 10 oficinas de diferentes estilos de dança

OPERAÇÃO PANTANAL 2024

Governo de MS faz monitoramento dos rios e intensifica combate a incêndios nos três biomas

INCLUSIVO

Senai MS imprime maquete 3D do Bioparque Pantanal para experiência tátil com deficientes visuais