quinta, 18 de abril de 2024

Poeta Ferreira Gullar toma posse na Academia Brasileira de Letras

Poeta Ferreira Gullar toma posse na Academia Brasileira de Letras

06 dezembro 2014 - 10h45Por G1
O poeta maranhense Ferreira Gullar, de 84 anos, tomou posse na noite desta sexta-feira (5) como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele passou a ocupar a Cadeira 37, que pertencia ao poeta e tradutor Ivan Junqueira, que morreu em julho deste ano.

O salão Petit Trianon da ABL ficou lotado para a posse do novo imortal. Entre os presentes estavam Cecília Costa Junqueira, viúva de Ivan Junqueira, Claúdia Ahimsa e Luciana Aragão Ferreira Gullar, esposa e filha do poeta.
Em seu discurso de posse, Gullar reverenciou a memória de seus antecessores na cadeira 37. Em tom muito emotivo, enalteceu principalmente o amigo Ivan Junqueira "a quem tenho a dor e a honra de substituir nesta cadeira", disse.

Gullar afirmou que Junqueira foi "um verdadeiro homem de letras" e declamou os versos de um poema do amigo para encerrar o seu discurso. "Não sou eu quem escreve o meu poema. É ele que se escreve e que se pensa. É ele que se escreve com a pena da memória, do amor e do tormento, de tudo que aos poucos se relembra: um rosto, uma paisagem, a intensa pulsação da luz manhã adentro".

A Cadeira de número 37 havia sido ocupada, antes de Junqueira, por Silva Ramos, fundador - que escolheu como patrono o poeta Tomás Antônio Gonzaga -, Alcântara Machado, Getúlio Vargas (1883-1954), Assis Chateaubriand (1892-1968) e João Cabral de Melo Neto (1920-1999).

Gullar recebeu 36 dos 37 votos - um foi em branco. Ele concorreu à vaga com Ademir Barbosa Júnior, José Roberto Guedes de Oliveira e José William Vavruk.

Ao ser eleito imortal, Ferreira Gullar disse que foi convencido por amigos a se candidatar. "Vários acadêmicos amigos meus me ligavam pra dizer que eu tinha que entrar, para me convencer. O fato de substituir o Junqueira, que é meu grande amigo, pesou muito. Foi uma coisa muito comovente, eu não sabia que ele estava doente", declarou à época.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa