quarta, 17 de abril de 2024
OMISSÃO DE RENDIMENTOS

Receita Federal retém em malha fina quase 13 mil declarações em MS

24 setembro 2022 - 12h00Por G1-MS

A Receita Federal reteve em malha fina 12.965 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022 em Mato Grosso do Sul. Esse número corresponde a 2,39% do volume de documentos entregues entre março e setembro deste ano, de 543 mil.

Do total de declarações retidas com pendências diversas, 10.313 são de contribuintes com imposto a restituir, 2.368 com imposto a pagar e 284 com saldo zero.

Em todo o país, foram retidas mais de 1 milhão de declarações, das quais 811.782 com imposto a receber. O restante pertence a contribuintes com imposto a pagar, ou com saldo zerado.

Os principais motivos para retenção de declarações são omissão de rendimentos, deduções de despesas médicas e divergências entre o valor declarado pelo contribuinte e o informado pela fonte pagadora.

O delegado-adjunto da Receita em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, explica que o contribuinte não deve procurar o órgão para tentar resolver pendências.

“Quem teve a declaração retida não precisa procurar a Receita. Deve resolver as pendências por meio da entrega de declaração retificadora. Ele só será chamado em último caso”, reforça.

Alguns desses contribuintes, contudo, já começaram a receber correspondência da Receita. Em setembro, foi encaminhada comunicação a 444 mil declarantes. O objetivo é alertar de que esse é o momento de corrigir as informações prestadas ao órgão.

Como saber se caí na malha fina?

As consultas podem ser feitas da mesma forma que a consulta da restituição:

O programa vai informar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se o contribuinte caiu na chamada malha fina.

Os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa