sexta, 23 de fevereiro de 2024

Saiba por que o inverno favorece doenças e como se proteger

Resfriados, rinite, sinusite e todas as 'ites' atacam mais nesta época.

07 maio 2012 - 16h40
Bem Estar


Junto com o frio dos últimos dias, chegam também as doenças respiratórias. Resfriados, gripes, rinites e tantas outras “ites” atacam mais no inverno.

Para se proteger delas, o otorrinolaringologista Richard Voegels e a pediatra Ana Escobar deram dicas sobre os cuidados a serem tomados quando o tempo muda.

Os médicos destacaram também a importância de receber a vacina contra a gripe anualmente – no país, a campanha nacional começa neste sábado (5) e vai até 25 de maio em todos os postos de saúde.

Segundo os especialistas, o organismo geralmente combate sozinho todos esses problemas respiratórios. Em cinco a sete dias, elimina os vírus ou bactérias, com a ajuda de muita hidratação, alimentação balanceada e repouso.

Um sinal de que as doenças podem ter se agravado é apresentar secreções espessas, amareladas ou esverdeadas no nariz ou no ouvido, ou ainda pontos de pus na garganta, o que exige procurar um médico logo. Febre alta e prolongada também precisa de atenção.

Como o corpo é atacado

Todo o nosso sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios. O frio paralisa esses pelinhos, cuja função é varrer os invasores para fora.
Com os cílios paralisados, os micro-organismos entram no corpo humano e, dependendo de onde se instalam, causam um tipo diferente de infecção. Assim, em uma mesma casa, um vírus pode se alojar no ouvido de uma criança (causando otite) e na faringe da mãe (provocando faringite).

Lugares abertos e ventilados são mais indicados nos dias frios, porque evitam a concentração de vírus e bactérias. Portanto, evite locais fechados e sem ventilação. Abra as janelas do ônibus, não deixe as crianças confinadas e ponha a casa para arejar. É melhor se agasalhar e ficar ao ar livre do que protegido e mais exposto a doenças.

Além dessas medidas, retire o excesso de água do cabelo antes de sair no frio. Cerca de 80% do calor é eliminado pela cabeça. Com o cabelo molhado, você perde calor muito rápido. Ocorre, então, uma vasoconstrição e o sangue foge das mucosas, dificultando o trabalho dos cílios que varrem os vírus e bactérias.

Dicas para evitar doenças
- Lave o nariz com soro ou com água e sal à noite, para retirar a poluição e eventuais invasores
- Use um umidificador para combater o ar seco
- Para evitar infecções, beba mais água, até o xixi ficar bem clarinho

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

GERAL

STF pode agendar audiências para debater revisão da Lei da Anistia

INVESTIMENTO

Ministra do Departamento Econômico e Comercial da China vem a MS prospectar negócios

GERAL

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo