segunda, 07 de outubro de 2024

SindJor-MS explica episódio de faixa publicada em site de humor nacional

SindJor-MS explica episódio de faixa publicada em site de humor nacional

23 maio 2012 - 15h30
MS Já


Uma foto publicada recentemente pelo site de humor nacional Kibe Loco teve repercussão nas redes sociais, principalmente de usuários de Mato Grosso do Sul. A foto fez parte do quadro "PRACAS DO BRAZIU", que mostra as famosas "pérolas" cometidas em todo o país com a língua portuguesa. O detalhe é que a faixa foi relacionada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS).

Devido a isso, o sindicato publicou hoje esta nota:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS), considerando os recentes episódios envolvendo seu nome, vem a público esclarecer que a faixa ilustrada em fotografia publicada no site humorístico Kibe Loco (http://kibeloco.com.br/) e compartilhada em sites e redes sociais foi produzida sem sua autorização e afixada sem o seu conhecimento.

Em e-mail enviado ao Sindicato, o autor das imagens forneceu, gentilmente, informações sobre a localização e a época na qual foi registrada a faixa. Assim, o SindJor-MS entrou em contato com a instituição indicada pelo autor das imagens para averiguar as circunstâncias nas quais a faixa foi produzida e exposta, tendo sido informado que tratava-se de um evento beneficente organizado pela Comunidade Maria Mãe da Igreja e Paróquia São Francisco de Sales, em setembro de 2011, que contou com o apoio do Sindicato.

O SindJor-MS ressalta que não concedeu autorização para os organizadores do evento produzirem ou divulgarem quaisquer materiais institucionais que envolvessem seu nome. Foram mostradas, a alguns integrantes da Paróquia e da Comunidade Maria Mãe da Igreja, todas as publicações decorrentes da exposição da referida fotografia na Internet e os prejuízos imensuráveis causados à imagem do Sindicato em decorrência da atribuição indevida da autoria da faixa ao mesmo.

Em vista disso, a Paróquia e a Comunidade enviaram carta de retratação na qual afirmam que produziram e afixaram a faixa de forma espontânea e, em nenhum momento, houve a intenção de expor de forma negativa a imagem do Sindicato. Ainda, informaram que não tinham conhecimento que a mesma havia sido fotografada e exposta no site Kibe Loco. No documento, a Paróquia e a Comunidade reconhecem o erro de não terem submetido a faixa à revisão ortográfica e, até mesmo, à aprovação do Sindicato. Finalizam a carta com pedidos de desculpas ao SindJor-MS.

Por oportuno, registra-se que o autor da fotografia também enviou nota de esclarecimento e pedido de retratação junto ao Sindicato na qual relata que não teve intenção de afetar a moral ou a credibilidade do Sindicato, de seus membros e dirigentes ao registrar a faixa. Afirma que o seu objetivo foi apenas registrar e que faria o que estivesse ao seu alcance para retirar a imagem do ar, finalizando a sua nota com pedidos de desculpas ao Sindicato.

A íntegra da carta de retratação da Paróquia e da Comunidade e do e-mail com a nota enviada pelo autor da fotografia estão arquivados e à disposição para consulta de quaisquer interessados, na sede do Sindicato.

O SindJor-MS aproveita a oportunidade para reiterar o seu pedido para que, em qualquer publicação envolvendo o nome do Sindicato, os fatos sejam informados imediatamente à Diretoria, para que seja verificada sua autenticidade e legitimidade, evitando assim, divulgação equivocada perante os meios de comunicação existentes. Sempre estivemos à disposição pelo telefone, e-mail e redes sociais para dirimir quaisquer dúvidas e questionamentos. E assim continuaremos.

Campo Grande, 23 de maio de 2012.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MATO GROSSO DO SUL

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUSTENTÁVEL

Governo de MS lança sistema CarbonControl para gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa

CAMPO GRANDE

Adolescente que matou a mãe com requintes de crueldade é apreendido

CULTURA

Semana pra Dança traz espetáculo sobre representatividade gay na dança de salão

MUNDO

Aeronave pousa em Beirute para 2º voo de repatriação de brasileiros