Menu
Busca quarta, 21 de abril de 2021
Acessibilidade

Supermercados e bancos terão que ter caixa adaptado a cadeirantes

04 dezembro 2014 - 08h44Por Fonte: douradosagora
presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), promulgou nesta quarta-feira lei do deputado Felipe Orro (PDT) que pretende implantar nos supermercados um número mínimo de caixas de cobrança adaptados. As normas devem ser publicadas na edição do Diário Oficial Legislativo de amanhã.

A lei do deputado Orro também obriga os bancos a disponibilizarem caixas eletrônicos que tornem possível a visão e o manuseio por parte dos cadeirantes. De acordo com a proposta, estabelecimentos com mais de seis caixas registradoras de preços deverão oferecer ao menos um caixa de cobrança devidamente adaptado aos critérios básicos de trânsito, integração e acessibilidade em geral, além do atendimento prioritário previsto na legislação.

Para isso, os corredores ao lado das máquinas especiais têm que ter pelo menos 90 centímetros de largura, para facilitar a passagem. Os locais deverão atender aos critérios básicos de trânsito, integração e acessibilidade em geral, além do atendimento prioritário previsto na legislação.

Apesar de várias normas já existentes no país, as pessoas com deficiência são submetidas a restrições no convívio social e no contexto econômico, pois são poucos os mercados e bancos adaptados para atender conforme as necessidades de acesso dos cadeirantes, a não ser quando há previsão legal de sua obrigatoriedade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE
Telessaúde credencia profissionais de Web Designer com remuneração de R$ 3 mil
MS
Beneficiários do Mais Social terão que participar de curso profissionalizante
EDUCAÇÃO
Matrícula para curso de medicina da UEMS pode ser feita até dia 26 de abril
PONTA PORÃ
Força Tática do 4º BPM intercepta comboio de veículos transportando mercadorias não legalizadas