sábado, 02 de março de 2024

Suplementos para ganho de massa muscular e perda de peso causam danos ao fígado

Suplementos para ganho de massa muscular e perda de peso causam danos ao fígado

23 maio 2012 - 17h40Por Isaúde.net
Produtos para musculação e perda de peso são os tipo de suplementos alimentares com maior probabilidade de causar lesão hepática. É o que aponta estudo realizado nos Estados Unidos.

Lesão hepática causada por medicamentos é a principal causa de retirada de drogas do mercado. Os suplementos dietéticos e fitoterápicos - que não exigem receita médica e podem ser comprados em farmácias ou pela internet - são utilizados por até 40% da população dos Estados Unidos, apesar de seus efeitos colaterais ainda serem pouco conhecidos.

No presente estudo, financiado pela instituição norte-americana Drug-Induced Liver Injury Network, os pesquisadores analisaram 109 casos de pacientes que pareciam ter sofrido lesão hepática causada por suplementos dietéticos. A maioria dos voluntários era do sexo masculino, brancos e com sobrepeso.

De acordo com informações publicadas pelo site US News Heath, resultados apontaram que suplementos destinados a ganho de massa muscular, assim como os indicados para perda de peso estão associados a maior probabilidade de lesão hepática. A conclusão da pesquisa foi apresentada esta semana na Digestive Disease Week, em San Diego.

"Há pouca regulamentação para muitos produtos que estão no mercado", alerta o líder do estudo, Victor Navarro, da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia. O pesquisador sugere os dados colhidos na pesquisa conduzam a esforços mais significativos para a regulação de suplementos alimentares, sobretudo de suplementos voltados para ganho de massa muscular e perda de peso.

No entanto, o levantamento não prova que estes suplementos realmente causam danos no fígado. Os pesquisadores dizem que apenas observaram uma associação que merece investigação adicional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Mistura de biodiesel no diesel sobe para 14% a partir desta sexta

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Proposta isenta Santas Casas e hospitais filantrópicos de tarifas bancárias

JUSTIÇA

Barroso marca julgamento sobre porte de drogas para próxima semana

CIDADE E TRANSPORTES

Projeto prevê reteste gratuito de prova prática do Detran a beneficiário do Cadúnico