Menu
Busca terça, 27 de julho de 2021

11º RC Mec realiza Exercício de Adestramento da Reserva

11º RC Mec realiza Exercício de Adestramento da Reserva

19 novembro 2011 - 09h10
Mercosulnews




O 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado) de Ponta Porã está realizando o Exercício de Adestramento da Reserva Mobilizável/2011 – Operação Marechal Dutra, iniciado em 14 de novembro, com previsão de término em 25 de novembro. Os 97 reservistas que foram convocados estão recebendo instrução militar e realizarão o exercício de campanha na Fazenda Santa Virgínia.
Após o Exercício de Mobilização, será assegurado o retorno dos reservistas ao cargo, função ou emprego que exercia ao ser convocado, nos termos do artigo 196 do RLSM e do artigo 472 do decreto-lei Nr 5452, de 1º de maio de 1943 (CLT). O Exército Brasileiro realiza, anualmente, Exercícios de Mobilização de várias Unidades em todo o Território Nacional.

Este ano, o 11º RC Mec foi escolhido para aplicar o referido exercício e convocou reservistas (cidadãos que já cumpriram com o serviço militar obrigatório), em caráter compulsório, de acordo com a Lei do Serviço Militar para participar da Operação Marechal Dutra. Esse Exercício foi planejado pelo Ministério da Defesa e previsto no Artigo 65 da Lei Nr 4375/64 e no Decreto Nr 57654/66 – Lei do Serviço Militar e seu Regulamento.

A finalidade do Exercício é conscientizar os militares sobre a importância da mobilização como potencializadora de recursos humanos para a Força Terrestre (F Ter) e sua relevância no contexto da Estratégia da Dissuasão; proporcionar à tropa, particularmente aos futuros reservistas, os conhecimentos indispensáveis a uma mobilização eficaz.

É objetivo realizar a reciclagem da instrução militar dos reservistas, reforçando não somente as técnicas e táticas militares, mas principalmente, os conceitos relacionados com as virtudes e atitudes militares; manter o vínculo dos reservistas com a F Ter; estimular, de modo indireto, a opinião pública nacional para o desenvolvimento do espírito de defesa; colher experiências que contribuam para, em curto prazo e por intermédio da mobilização, aperfeiçoar a estrutura organizacional do Exército; e formar uma “Reserva Mobilizável Apta”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Monitoramento realizado pelo Imasul aponta boa qualidade das águas subterrâneas de MS
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,71%, abaixo de R$ 5,20
SAÚDE
Saúde recomenda Pfizer a gestantes que tomaram 1ª dose da AstraZeneca
PONTA PORÃ
Polícia Militar apreende caminhão por adulteração de sinal identificador de veículo