quinta, 25 de abril de 2024

Serão 1272 vagas para cursos profissionalizantes, sendo 919 vagas urbanas e 353 rurais, especialmente para os Assentamentos.

Serão 1272 vagas para cursos profissionalizantes, sendo 919 vagas urbanas e 353 rurais, especialmente para os Assentamentos.

13 dezembro 2012 - 20h40
Divulgação (TP)

A Prefeitura de Ponta Porã, através da SAST- Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, iniciou esta semana, as inscrições para os cursos profissionalizantes do PRONATEC/BSM. Nos dias 29 de novembro e 01 de dezembro, em reunião com as equipes do SENAI, SENAC e SENAR, a Coordenadora do Trabalho do Município, Sra. Kely Cardinal, promoveu as pactuações dos cursos que serão oferecidos em 2013, a partir do mês de março.

Das duas reuniões participaram os membros da Equipe de Transição, representantes dos dois prefeitos, o atual Sr. Flávio Kayatt e o eleito, Sr. Ludimar Novaes, que apresentaram para as Executoras dos cursos , a demanda para 2013.

Esta demanda foi levantada a partir de pesquisas feitas junto aos usuários, nos CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, no CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, nos Assentamentos, com as famílias cujos filhos foram contemplados com cursos este ano de 2012, durante as duas solenidades de formatura que foram realizadas neste segundo semestre.

O levantamento da demanda pelos cursos, a apresentação pelos CRAS e CREAS, do usuário do serviço que deverá prioritariamente ser atendido com estes cursos, a mobilização destes potenciais cursistas são etapas previstas no PRONATEC/BSM, como atividades a serem realizadas ainda em 2012 e que a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho já está desenvolvendo.

As inscrições para os cursos poderão ser feitas das 13:30 as 17:30, na SAST, á rua Deputado Aral Moreira, ao lado da Casa dos Conselhos e nos CRAS Copha Fronteira, ä Rua Vacaria, na Praça da Copha Fronteira e CRAS Marambaia,ä Rua João Brembatti, ao lado da Policia Civil do Grande Marambaia. Para os assentamentos as inscriçõesserão feitas a partir da segunda semana das aulas , nas Escolas Municipais e Estaduais, quando a uma equipe da SAST se deslocará para a zona rural com este fim, conforme planejamento .

Segundo a Secretária Doralice Nunes Alcantara, os cursos, num total de 1.272, que foram solicitados para as executoras(SENAI, SENAR e SENAC), representam o desejo da população fronteiriça, “ como fizemos pesquisa para saber quais cursos a eles gostariam de fazer, esperamos muitas inscrições já a partir deste ano, visto que alguns cursos ( os do SENAC), tem previsão para início em março/2013, passada a etapa da escolha dos cursos, iniciamos agora a divulgação dos mesmos e o período das inscrições“, explica.

Relação dos cursos oferecidos :


SENAI SENAC SENAR

Operador de Computador - Cabeleireiro Assistente - Agricultor Familiar

Mecânico de Maq Agric - Depiladora- Moleiro

Eletricista de Autom - Manicure - Tratorista

Soldador de Baixa Liga - Massagista- Operador de maquinas e implementos

Torneiro Mecânico - Agente de Projetos Sociais - Bovinocultor de Leite -

Mecânico de Motocicleta - Agente Com de Saúde - Bovinocultor de Corte -

Costureiro - Recepcionista - Prod de Derivados do Leite -

Modelista Auxiliar - Administrativo - produção de Iogurte -

Eletricista de Baixa Tensão - Vendedor - Produtor de Doce de leite -

Padeiro Operador de Caixa -

Aux de Padaria e Confeitaria - Operador de Supermercado

Desenhista de Moda - Operador de Computador -

Encanador - Aux de Padaria e Confeitaria -

Porteiro e Vigia - Camareira
-
Pedreiro de Revestimento - Garçon -

Pedreiro de Alvenaria - Auxiliar de Cozinha

Pintor de Imóveis - Salgadeiro -

Marceneiro


Mais informações, na Secretaria de Assistência Social, no período vespertino, pelo telefone 3431.3250 e 3431.7058, com Anatália.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave