Menu
Busca sexta, 23 de abril de 2021
Ponta Porã

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é prorrogada

Os pais têm a responsabilidade de levar as crianças nos postos de saúde até dia 31/12

20 dezembro 2014 - 07h15Por Assessoria

A campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo foi prorrogada em Ponta Porã e segue até o próximo dia 31, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Assim, Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou mais uma vez a Campanha que se encerraria nesta sexta-feira (19).

Hoje, a grande preocupação é que há um surto de sarampo no nordeste brasileiro, que pode se espalhar para outros Estados do Brasil.

Foram disponibilizadas doses de vacina contra poliomielite em todos os postos de saúde, e a mete visa vacinar 7.076 crianças com idade de 6 meses até 5 anos incompletos e 6.142 doses contra sarampo, para atender as crianças de 1 a 5 anos de idade. As outras vacinas também estarão disponíveis, oportunidade para os pais colocarem em dia a carteira de vacinação das crianças. Os postos atendem dàs 8h às 17h.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então não houveram novos casos registrados. Em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no País.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Camionete que seguia para Campo Grande com mais de uma tonelada de maconha foi recuperada pelo DOF
ECONOMIA
Micro e pequenas empresas podem pagar Simples com Pix
MEIO AMBIENTE
PMA realiza orientação em 61 propriedades rurais em prevenção aos incêndios
ECONOMIA
Prazo para contestar auxílio emergencial negado no dia 10 acaba hoje