Código de Trânsito Brasileiro comemora maioridade nesta sexta-feira
22 janeiro 2016 - 14h11Por Fonte: noticias
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 18 anos nesta sexta-feira (22). Porém mesmo com a legislação mais severa, o Brasil não conseguiu diminuir a violência no trânsito. Apesar de todos os avanços nesse período, das campanhas educativas mostrando a necessidade de respeito à faixa de pedestre, os limites de velocidade, do uso de capacete, a Lei Seca, entre outros, todos temos consciência que ainda há muito a fazer.
Ao comemorar este aniversário o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ressalta que a frota de automóveis no país cresceu 275%, sendo que o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito aumentou em 40%. Reconhecendo assim, que mesmo com a formação dos condutores mais rígida, com a exigência de equipamentos mais seguros nos carros, e leis rigorosas, o número de mortes é alarmante.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), em suas estatísticas, aponta que no ano de 2014, o Estado de Mato Grosso do Sul registrou 12.241 acidentes de trânsito, com 62 vítimas fatais. Os dados de 2015 ainda não foram divulgados.
Segundo a delegada Alexandra Maria Favaro e o instrutor de direção defensiva Wilson Xavier Paiva, da Corregedoria do Detran-MS, os índices de mortes no trânsito no Brasil é muito maior que muitas guerras civis. “O CTB atingiu a sua maioridade, trazendo penalidades mais severas e tipificações, contudo, o índice de acidentes tem aumentado. Muitas pessoas não têm consciência da responsabilidade que é colocar o veículo para circulação no trânsito, mesmo depois do uso de álcool e drogas, pois acreditam na impunidade.
Como em regra o crime de trânsito é tratado como homicídio culposo ou lesão culposa, as penalidades são mais brandas, levando a pessoa a achar que isso não traz maiores conseqüências em sua vida”, concluem.
Ambos são enfáticos ao afirmarem que somente a educação das pessoas irá diminuir esses números, começando no trabalho que o Detran-MS já vem desenvolvendo nas escolas do estado, conscientizando os futuros motoristas sobre o seu papel no trânsito.