terça, 16 de abril de 2024
CULTURA

Concurso que busca repensar o papel do MIS na sociedade já tem os finalistas

Participe escolhendo os vencedores

12 agosto 2021 - 10h00Por Portal Governo MS

O concurso “Repensar e reimaginar o MIS antes e pós-pandemia em imagens e sons” já tem os finalistas e você pode escolher os vencedores! São oito concorrentes e para escolher os seus preferidos basta acessar o Instagram do CineCafé para participar do processo de seleção!!! Mas atenção: é só até o dia 16 de agosto.

O concurso, realizado em parceria com o CineCafé, selecionou trabalhos diversos, entre fotografias, vídeos, músicas, áudios e/ou desenhos em especial storyboard com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

O tema foi escolhido com o objetivo de provocar a sociedade para as formas espontâneas de valorização dos bens culturais, buscando enfatizar essas manifestações e trazer à luz o debate sobre o futuro dos museus numa linguagem atual e interativa.

O objetivo do concurso é refletir criativamente e criticamente sobre a relevância do MIS para a sociedade sul mato-grossense e provocar na comunidade que frequenta o espaço, ou conhece as atividades do museu, inspiração para os desafios que se impõe ao museu no futuro, principalmente no que se refere aos avanços tecnológicos, acessibilidade e a relação do MIS com a sociedade.

Os oito finalistas são:

Felipe Lopes Siqueira, na categoria Vídeo, com a obra “Dedicada à Memória”. Videoarte experimental que questiona e brinca com a instituição da memória como produto de uma sociedade e do meio. Confeccionada na técnica de stopmotion em colagens de papel, conta também com narração e música inteiramente capturada e gravada no smartphone pelo autor.

Fernanda Fontoura Ribeiro Name, na categoria Fotografia, com a obra "Um olhar através dos tempos”. Igreja construída no século XIX, com mais de 200 anos de história, localizada em meio à uma floresta em Aquidauana – MS

Luciana Scanoni Gomes, na categoria Fotografia, com a obra "Antônia, uma grande ceramista terena”. Esse é um retrato de Antônia Júlio, uma grande ceramista terena e mãe de 7 filhos. Nesta fotografia ela tinha acabado de observar sua imagem, ainda jovem, no livro Do Índio ao Bugre (1976), de Roberto Cardoso de Oliveira. Essa obra é uma referência importante sobre os Terena e traz a imagem de dona Antônia com o filho no colo.

Carlos Andre Ramos Campanone, na categoria Música, com a obra "Meu tio”. Chamamé um ritmo qual temos a honra de a partir do dia 30/06/2021 ter se tornado bem imaterial do MS. A interpretação da obra foi feita pelo duo de contrabaixo e violão formado por Carlos Ramos e Gilson Nantes “ duo legado cultural”.

Andreza Caroline Pelizaro, na categoria Vídeo, com a obra "Amor - Liberte suas asas azuis". Duas aves típicas do bioma do Pantanal demonstrando como sobrevivem à extinção de suas espécies em uma cena de afeto, união e resistência.

Ana Paula Fischer Lage, na categoria Fotografia, com a obra "A sabedoria do futuro está em um museu". Colagem mixando diversos elementos que representam a importância de se preservar a memória e riqueza do patrimônio cultural, histórico e ambiental do Mato Grosso do Sul.

Marcos Caio Lopes Moro, na categoria Áudio, com a obra "Conexão”. Poesia reflexiva sobre o tempo e os museus.

Flávio Zancheta Faccioni, na categoria Áudio, com a obra "MIS: reflexão sobre a continuidade de nossa história, memória e identidade". “Imagens que iluminam nossa memória, para contar e relembrar nossa história”, canta José Boaventura em Rio dos Tuiuiús. O MIS resguarda em seus arquivos as imagens e os sons que possibilitam movimentar as lembranças vividas ou não. Experiências que, por meio dos registros audiovisuais, “Preserva[m] a memória, [para] educar o futuro”.

Os três primeiros colocados receberão, na sede do Museu da Imagem e do Som, 01 kit Cultural em data e horário organizado pelo Cine Café, com as devidas medidas de segurança necessárias em função da pandemia do Covid-19. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Para votar, escolha o seu preferido e dê uma curtida no Instagram do CineCafé: @cinecafe.ms

Mais informações podem ser obtidas no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) pelo telefone (67) 3316-9178, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, ou pelo celular (67) 99935-8982. Se preferir, pode enviar e-mail para: cinecafe.comunicacao@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa