sexta, 19 de abril de 2024
NOTÍCIAS

Coordenadoria da Infância e da Juventude lança o livro Estrelas na Cabana

02 junho 2021 - 15h00Por TJMS

O Tribunal de Justiça de MS, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), fechou com chave de ouro o mês de maio, considerado época de conscientização para dois temas de extrema importância para a sociedade: Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Dia Nacional da Adoção.

No último dia do mês, durante a live “O Judiciário e a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, realizada pela Desa. Elizabete Anache, que responde pela CIJ, houve o lançamento do livro “Estrelas na Cabana”, material de apoio ao trabalho de prevenção que será desenvolvido durante o ano de 2021 em duas escolas de Campo Grande.

Desenvolvida pela CIJ em parceria com a Associação Mãe Águia e o Projeto Nova, a obra literária tem como autoras Débora Amaro e Viviane Vaz. A desembargadora explicou que a ideia do Estrelas na Cabana surgiu há mais de um ano, antes da pandemia, e o material foi produzido a fim de se desenvolver um trabalho nas escolas de Campo Grande.

O objetivo, segunda a magistrada, é preparar crianças e adolescentes para se protegerem de possíveis abusos, identificar a violência sexual, discutir o tema, incentivar alunos a revelarem se estiverem sofrendo violências, a pedir ajudar em situações em que estejam ameaçados e a ter consciência do que se trata. O trabalho está começando na Escola Estadual Hélia França Cardoso, com 720 estudantes, e na Escola Municipal Profª Arlene Marques de Almeida, com quase dois mil alunos.

“As pesquisas nos mostram e nos alertam que a cada hora três crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual em suas casas. Com este cenário estarrecedor, o livro foi gerado e preparado durante todo o período da pandemia, por um grupo de trabalho que não parou. Sabemos que o Poder Judiciário é a última instância a que essas vítimas recorrem e não podemos esquecer da necessidade de chegarmos a tempo da prevenção. E é por isso que essas ações da CIJ na prevenção da violência e na exploração sexual fazem parte da nossa política. Nosso objetivo é chegar antes que a violência seja instalada; que esse tipo de episódio traumático marque toda a vida da vítima, porque o abusador é ardiloso e, muitas vezes, a criança não percebe o que está acontecendo”, explicou a Desa. Elizabete.

Saiba mais – Estrelas na Cabana conta a história de um urso panda de pelúcia, que relata sua vivência com Pedro, um garoto de três anos, que estava sofrendo violência sexual e pediu ajuda para uma amiga.
 
A obra, na narração do ursinho, mostra todo o sofrimento da vítima e a ação traiçoeira do abusador. Uma história em que a criança/adolescente tem a oportunidade de escrever o final.

O livro está disponível no portal do Tribunal de Justiça no link https://www5.tjms.jus.br/areas/comunicacao/LivroEstrelasnaCabana.pdf.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa