quarta, 24 de abril de 2024

Curso de doma racional ensina a lidar com cavalos

Curso de doma racional ensina a lidar com cavalos

25 novembro 2011 - 13h10
Mercosulnews


No segmento agropecuário, às vezes o homem rural não tem habilidade para lidar com o cavalo, impondo exigência e força sobre o animal. Com o objetivo de melhorar o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias, o Sindicato Rural de Ponta Porã e o Senar/AR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS) realizam de 28 de novembro a 02 de dezembro o curso de ‘Doma Racional’.

O treinamento será realizado no Assentamento Dorcelina Folador. Em 40 horas/aula, 15 participantes vão conhecer e aplicar as técnicas da doma racional, num aperfeiçoamento tipo treinamento que ajudará a desenvolver o manejo correto e seguro, através de participação efetiva de atividades teóricas e práticas. O educador será João Soares Rodrigues, do Senar/MS.

Ele garante que os alunos já observam a diferença de comportamento no animal “no segundo dia de trabalho”. Vale ressaltar que todos os eventos do Senar/MS respeitam a Portaria nº 20/2011, do Ministério do Trabalho e Emprego, que aponta os locais e serviços perigosos e insalubres para jovens menores de 18 anos, conforme orientação da série metodológica.

Para o educador, o importante neste curso é aprender a nova maneira de lidar com o cavalo. “A doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um amansamento, uma relação de troca entre o animal e seu dono, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder”, explica Rodrigues.

O instrutor relata que esta técnica é importante para cavalos que prestam serviço nas fazendas, para passeio, esporte ou indicação médica. “Além disso, quando o cavalo é domado racionalmente, oportunizamos que pessoas com mais idade, que antes não podiam cavalgar, possam experimentar”, enfatizou. O curso de doma racional proporciona menores riscos de acidentes para domadores e usuários, desembolsando menores custos para sua manutenção, preservando a saúde e a interação com o meio-ambiente.

No curso ‘Doma Racional’, os alunos aprendem sobre a missão e objetivos do Senar/MS e do curso, medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento), considerações gerais sobre doma racional e equipamentos utilizados e definição do local para início da doma.

Eles terão instruções sobre técnicas racionais para o primeiro contato com o cavalo, de cabresteamento, aproximação e aceitação, flexionamento lateral com cabresto, encilhamento e monta, de flexionamento lateral com bridão, além de desenvolvimento das andaduras do animal.

Produtores, trabalhadores rurais e seus familiares podem participar destas capacitações. O curso é gratuito, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria Sindicato Rural de Ponta Porã. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3433-3044, ou com o mobilizador do curso, Fábio Anastácio de Almeida, pelo número (67) 9974-5641.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda