As famílias de baixa renda cadastradas no programa “Bolsa Família” devem fazer cadastro junto a Secretaria Municipal de Assistência Social para requerer o pagamento da tarifa social de energia e também para receber lâmpadas econômicas e para participar do sorteio de dez geladeiras. A informação foi dada, ontem, pelo prefeito Ludimar Novais (PDT), oportunidade que ele afirmou que o trabalho faz parte de uma parceria da empresa de energia elétrica que sucedeu a Enersul, a Energisa, através do Projeto de Eficiência Energética (PEE), com o município de Ponta Porã.
Ludimar disse que o programa da Energisa traz muitos benefícios para as famílias de baixa renda. “Quando a Energisa assumiu o controle da distribuição da energia elétrica em Mato Grosso do Sul, logo nós conversamos através da Secretaria de Assistência Social para que aqueles programas sociais que já eram desenvolvidos pela Enersul não sofressem qualquer tipo de interrupção e foi justamente isso que aconteceu e agora estamos fazendo o recadastramento para que as famílias possam usufruir da energia elétrica pagando uma tarifa menor e ainda ganhando luminárias econômicas e participando do sorteio de geladeiras de baixo consumo”, ressaltou.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Ádria Cristina, informou que o programa que garante o pagamento da tarifa social deverá beneficiar 7.526 famílias em Ponta Porã. “As pessoas para ganharem esse benefício devem procurar os nossos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS – para fazerem seus cadastros. A própria equipe da Energisa está fazendo a coleta de dados do dia 26 a 29 deste mês no CRAS Coophafronteira, depois do dia 1º de fevereiro até o dia 5 do mesmo mês no CRAS Marambaia e também no CRAS Salgado Filho”.
De acordo com a secretária, todas as famílias inscritas no programa “Bolsa Família” devem fazer o recadastramento para pagamento da tarifa social de energia. “Além disso, é importante destacar que a Energisa colocará técnicos para visitar essas famílias cadastradas e eles vão fazer a troca daquelas lâmpadas convencionais pelos modelos econômicos, o que com certeza vai gerar uma grande economia na conta de energia”, destacou.
Para fazer o cadastramento, segundo Ádria Cristina, as famílias devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do Bolsa Família e uma conta de energia. O atendimento é pela manhã das 7h às 11h e das 13h às 16h.