sexta, 29 de março de 2024
TEMPO

Final de semana tem previsão de tempestade com ventos de até 100 km/h em Mato Grosso do Sul

22 outubro 2021 - 07h00Por Portal Governo MS

Depois da tempestade de areia e vendaval que provocou inúmeros transtornos e estragos em Mato Grosso do Sul, a meteorologia novamente prevê tempestade para o final de semana. 

Previsão assinada pela coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Valesca Fernandes indica que entre a sexta-feira (22) a noite e domingo (24) há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 50km/h a 100Km/h. 

A forte incidência de temporais gera risco de vendaval e a possibilidade de novo episódio de levantamento de poeira, segundo o Climatempo. Os modelos meteorológicos indicam acumulados de 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo (24). De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm.

Essas condições serão provocadas por uma combinação de fatores, como o deslocamento de um sistema de baixa pressão com origem no Paraguai, ao avanço de um sistema frontal, a passagem de cavados, além do transporte de umidade e calor. 

“Entre sábado (23) e domingo (24), há probabilidade de temporal, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no estado”, explica. 

Antes disso, o tempo segue firme. A sexta-feira (22) será mais um dia ensolarado e com pouca nebulosidade em todas as áreas de Mato Grosso do Sul. Pancadas fracas e isoladas de chuva podem ocorrer nas regiões sudoeste e pantaneira. 

O dia será marcado por grande amplitude térmica. O extremo sul do estado pode ter mínimas em torno de 15°C na madrugada, já as máximas podem passar dos 37°C na região pantaneira. 

Confira no mapa elaborado pelo Cemtec, as condições de tempo e temperatura para esta sexta-feira. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado.

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.

A partir do cadastro, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE