sábado, 12 de outubro de 2024
Ponta Porã

Força-tarefa vai recuperar pontos críticos das estradas vicinais para escoamento da safra

Prefeitura e Sindicato Rural reforçam parceria para recuperar pontos críticos

15 janeiro 2016 - 13h45Por Assessoria


Uma força-tarefa integrada pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, pelo Sindicato Rural de Ponta Porã e por produtores rurais vai recuperar os pontos críticos das estradas vicinais do município, com vistas ao escoamento da safra de grãos, cuja colheita se aproxima.

Acordo neste sentido foi firmado, na manhã desta quinta-feira (15), durante café da manhã oferecido pela diretoria da entidade ruralista, a fim de que os agricultores e pecuaristas apresentassem ao prefeito Ludimar Novais (PDT) uma pauta de reivindicações.

Os produtores rurais disseram entender que as chuvas torrenciais, que vêm assolando a região de forma quase que ininterrupta, impedem a realização de qualquer tipo de manutenção nas estradas vicinais.

Mas, se dispuseram a trabalhar junto com a prefeitura, assim que o mau tempo dê uma trégua. Eles também reconhecem que é impossível terraplenar e encascalhar todas as vias rurais simultaneamente. Os próprios ruralistas já elegeram os pontos mais críticos e que precisam de reparos, sob pena de impedirem o tráfego de veículos pesados durante o transporte da safra.

Assim que a estiagem permitir, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo vai deslocar homens e máquinas para estes pontos específicos e, em contrapartida, os proprietários de áreas próximas vão fornecer cascalho, máquinas e se preciso, recursos humanos.

O prefeito Ludimar Novais disse aos produtores que já solicitou ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que o município possa decretar estado de emergência, mas a medida esbarrou na burocracia. O chefe do Executivo se prontificou a se reunir novamente com os integrantes do governo, para que o município conta também com recursos estaduais para executar a manutenção das estradas, já que a movimentação de caminhões vai gerar tributos que também interessam aos cofres do MS.

EXPORÃ

Durante a reunião ainda foi tratada uma parceria do Executivo com o Sindicato Rural para a realização da 42ª Exporã, a maior feira agropecuária da região de fronteira, que este ano promete grandes atrações artísticas. Há destaque também para a realização de cursos profissionalizantes a pequenos e médios produtores rurais, fator de benefício para a produção na região de Ponta Porã, com inovações tecnológicas e de manejo de lavouras e rebanhos, além da produção consorciada lavoura/gado/floresta.

Considerado o 2º município maior produtor de grãos do Mato Grosso do Sul, perdendo apenas para de Maracaju, Ponta Porã deverá realizar, mais uma vez, uma grande feira da produção, do comércio e da prestação de serviços da região, já que o prefeito Ludimar Novais voltou a confirmar a parceria e o apoio logístico ao evento, como aconteceu em anos anteriores.

O prefeito recebeu oficialmente uma pauta de reivindicações, que foi assinada pelos participantes e deverá ser encaminhada ao Governo do Estado, a fim de que uma ação de emergência possa dotar o município de mais recursos para a recuperação das estradas rurais.

Além do prefeito Ludimar Novais, do presidente do Sindicato Rural, Fean Pierre Paes Martins, e do diretor financeiro da agremiação, André Cardinal, estiveram presentes os secretários municipais de Infraestrutura e Urbanismo, Agnaldo Miudinho, de Governo, Eduardo Campos de Administração, Paulo Roberto da Silva, e de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente Eduardo Gaúna, bem como produtores rurais e profissionais de imprensa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL

FAB envia quinto voo para resgatar brasileiros no Líbano

DOURADOS

Homem vai à polícia após ser ameaçado com machadinha

EDUCAÇÃO

Pedidos de isenção para vestibular da Uems segue até 15 de outubro

DIREITOS HUMANOS

Primeiro turno teve sete vítimas de violência política por dia