segunda, 07 de outubro de 2024
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Fundect divulga resultado final da primeira fase do Programa Centelha 2 MS

06 junho 2022 - 10h30Por Portal Governo MS

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), o Programa Centelha MS divulgou as 200 Ideias Inovadoras aprovadas para a fase 2, provenientes de 23 municípios. No Estado o Centelha é executado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul)

Das 200 ideias inovadoras aprovadas na primeira fase, e que agora concorrerão a 100 vagas para a terceira fase, 21.5% estão inseridas na área temática de Tecnologias Sociais e 14% na de Biotecnologia e Genética. A maior parte das propostas, 120, são provenientes de Campo Grande, e em segundo lugar ficou o município de Dourados, com 42 propostas aprovadas. Um total de 107 propostas vieram de empreendedores que possuem ou estão cursando pós-graduação, e 74 vieram de empreendedores que possuem ou estão cursando graduação.

Dentre os setores de aplicação das ideias aprovadas na primeira fase destacam-se o Agronegócio, a Educação, a Administração Pública, o Comércio e o Varejo e a Economia Criativa, com 46, 25, 24, 18 e 17 propostas, respectivamente. Por fim, destaca-se que 36% dos proponentes têm idade entre 32 e 40 anos, enquanto que 30% têm idade entre 18 e 31 anos e 24% têm idade entre 41 e 48 anos.

Próximos Passos

Na segunda fase, os 200 proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase, que será com os 100 proponentes que apresentarem os melhores Projetos de Empreendimento, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, os 50 projetos que apresentarem os melhores projetos de fomento serão contemplados cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa, como por exemplo até R$ 26 mil em bolsas do CNPq. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha MS contribui para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Estado, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Acesse https://ms2.programacentelha.com.br/ para mais informações sobre a Segunda Edição do Programa Centelha MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVALIDA

Inep divulga pontuação final do exame de diplomas médicos

MEIO AMBIENTE

Brasília atinge recorde histórico de seca nesta sexta-feira

POLÍTICA

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

EDUCAÇÃO

Índice de alfabetização entre indígenas sobe, mas segue preocupante