sexta, 19 de abril de 2024
GERAL

Fundtur realiza chamamento público para execução de curso para Condutores de Observadores de Aves

02 junho 2021 - 11h15Por Portal Governo MS

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), publicou no Diário Oficial desta terça-feira (1), edital de chamamento público que visa selecionar Organização da Sociedade Civil (OSC) para execução de Curso de Formação de Condutores de Observadores de Aves na Região Turística Rota Cerrado Pantanal, previsto para ocorrer no período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2021.

A formalização de parceria através de Termo de Colaboração visa a capacitação e o desenvolvimento da atividade turística no estado de Mato Grosso do Sul, em regime de mútua colaboração com a administração pública.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a Fundação de Turismo tem trabalhado constantemente no desenvolvimento de novos segmentos, com direcionamento estratégico de alguns destinos do estado por meio da diretoria de desenvolvimento. “No birdwatching estamos trabalhando há três anos. Esse curso vem atender a esta demanda da Rota Cerrado Pantanal para formação e capacitação desses profissionais indispensáveis nesse tipo de atividade, já que a observação de aves necessita de um condutor para levar o turista aos locais e garantir a melhor prática. Muito feliz com essa ação de apoiar e dar oportunidade para o desenvolvimento profissional das pessoas, nesse mercado e segmento tão importantes e que cada vez mais cresce no estado”, destacou.

O curso deverá ter uma carga horária mínima de trinta e duas horas, sendo oito horas de atividades práticas. A programação da capacitação será dividida em módulos com carga horária mínima fixada em edital nos seguintes temas: Atendimento e Hospitalidade, Noções de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Noções e Técnicas para Primeiros Socorros, Empreendedorismo, Técnicas de Condução de Visitantes, Observação de Aves, Manuseio de Equipamentos, Técnicas de Atração de Aves, Técnicas Fotográficas e Avifauna de Mato Grosso do Sul.

A capacitação proposta deverá oferecer palestras com profissionais renomados e conhecidos regional e nacionalmente. Contar com a realização de oficinas e estudos sobre casos de sucesso no segmento e ainda atividades práticas, para a vivência e experimentação da parte teórica aprendida. Entre o público-alvo do curso estão os guias de turismo, monitores ambientais, e outros interessados.

Para o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur, Geancarlo Merigui, o curso vem contribuir com o segmento na região. “A observação de aves é uma importante atividade e vem crescendo no estado. A região Rota Cerrado Pantanal ganha destaque no segmento por conta do seu potencial natural, com importantes parques e uma grande diversidade de espécies de aves”, ressaltou.

As propostas deverão ser entregues e protocoladas, no período de 02 de junho a 01 de julho de 2021, das 7h30 às 17h, mediante ofício na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Avenida Afonso Pena, 7000 – Portal Guarani, em Campo Grande/MS). Os interessados também poderão encaminhar as propostas pelo Correios seguindo o cronograma apresentado no edital.

A proposta aprovada deverá seguir as normas e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, bem como do Ministério do Turismo, e aderir “Selo Turismo Responsável” nos segmentos em que for cabível. Informações sobre o selo podem ser obtidas no endereço eletrônico www.turismo.gov.br/seloesponsavel .

Informações sobre documentação, forma de apresentação da proposta, processo de seleção, cronograma, sobre o curso e outras informações estão disponíveis no site www.turismo.ms.gov.br/editais-e-convenios .

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa