Grávida contaminada com vírus zika dá à luz criança sem microcefalia
04 fevereiro 2016 - 14h14Por Fonte: Dourados NewsUma das grávidas monitorada no Hospital Dia, em Campo Grande, por ter contraído o vírus zika durante a gestação deu à luz nesta quarta-feira (4). De acordo com a equipe médica que acompanha a mulher, a criança nasceu sem sinais de microcefalia.
Segundo o jornal Correio do Estado, o parto também transcorreu sem problemas e tanto criança como a mãe passam bem. Agora, o bebê será acompanhado por equipe médica e haverá uma investigação para avaliar a saúde dele e saber se o vírus permanece no sangue.
Em Campo Grande, há outras duas grávidas que passam por acompanhamento porque contraíram a doença. Elas são submetidas a atendimento médico no Hospital Dia com equipe multidisciplinar.
O vírus zika foi identificado como um dos fatores que pode causar a microcefalia em bebês, por isso a grande preocupação com as grávidas. Outra decorrência do vírus é a síndrome de Guillain-Barré, que causa danos ao sistema nervoso e, neste caso, independentemente do sexo e se há gestação ou não.
Ainda não há estudos detalhados sobre essa doença, por isso há tanta preocupação médica. O principal transmissor dela é o mosquito Aedes aegypti, mas investigação médica sugere que pode haver transmissão pela relação sexual, conforme divulgou departamento de saúde dos Estados Unidos nesta quarta-feira (3).