quinta, 18 de abril de 2024

Hoje sábado é dia de vacinação contra gripe, saiba onde se vacinar

Hoje sábado é dia de vacinação contra gripe, saiba onde se vacinar

05 maio 2012 - 00h27
Divulgação (TP)

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar entre os dias 5 e 25 de maio uma campanha de vacinação contra gripe (influenza).
O Dia “D” será neste sábado (5), com a realização da vacinação em 11 postos espalhados pelo município. Neste sábado, além dos postos na área urbana de Ponta Porã, também haverá vacinação no distrito de Sanga Puitã.

Nesta campanha, além dos idosos com 60 anos e mais, os trabalhadores de saúde das unidades que fazem o atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a dois anos e as gestantes, a vacinação também será ampliada para a população prisional.

Em Ponta Porã os detentos da Unidade Prisional Ricardo Brandão, o Presídio Feminino e a UNEI serão beneficiados pela vacina.

O horário de atendimento à população é das 8 da manhã às 17 horas. Para realizar a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde vai mobilizar dezenas de profissionais que estarão atuando nas ações do dia 5 de maio. O secretário Josué Lopes, disse que é fundamental que as pessoas levem o cartão de vacinação nos postos.

Além dos 10 postos fixos, será montada uma unidade móvel, nas proximidades da Praça Lício Borralho para atender as pessoas que estiverem naquela região.

Confira os postos de vacinação em Ponta Porã: Centro Integrado de Saúde (CIS), do Bairro Santa Izabel, Trailer de vacinação montado no centro da cidade (Praça Lício Borralho). Posto de Atendimento Médico Municipal (PAMM), USF Jardim Alegrete, USF Vila Áurea, USF Jardim Vitória, USF Ignês Andreazza, USF Jardim Marambaia, USF Sanga Puitã, USF Jardim Aeroporto, Assentamento Itamarati (sede) e USF Rural Dr. Carlos Augusto Pissini Sobreiro.

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país abrem neste sábado (5) para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. A dose aplicada vai proteger também contra a influenza A(H1N1) – gripe suína.

Devem procurar os locais de vacinação idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio.

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.

Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa