domingo, 14 de abril de 2024
OPORTUNIDADE

IFMS aplica prova para ingresso em cursos técnicos integrados neste domingo

21 outubro 2022 - 13h00Por IFMS

Os candidatos inscritos no Exame de Seleção 2023, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), farão a prova neste domingo, 23.

A prova será aplicada nos municípios onde as vagas são ofertadas: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A lista final de inscritos, locais de prova e ensalamento foram divulgados nessa quarta-feira, 19, na Central de Seleção do IFMS.

Os portões estarão abertos das 7 às 8 horas da manhã (horário de Mato Grosso do Sul). Após esse horário, não será mais permitida a entrada de candidatos. A previsão é de que a prova tenha início às 8h15.

Os candidatos deverão se apresentar no local de prova portando a Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto. A lista de documentos aceitos consta no item 6.5.1 do edital de abertura do processo seletivo.

Os candidatos que não possuem documento de identificação oficial com foto devem levar a Certidão de Nascimento e apresentar-se à Coordenação Local no dia da prova para coleta de identificação digital, às 7h.

Prova - Terá duração máxima de quatro horas, tempo em que os candidatos deverão resolver as questões e preencher a folha de respostas.

Durante a aplicação da prova, poderão ser mantidos sobre a mesa os seguintes materiais:

documento de identificação com foto;

lápis;

borracha;

caneta esferográfica, tinta azul ou preta, com tubo de material transparente;

água (garrafa transparente e sem rótulo) e pequenos lanches.

A prova terá 30 questões de múltipla escolha, sendo que apenas uma resposta estará correta. São 10 questões de Língua Portuguesa (peso 4), 10 questões de Matemática (peso 4) e 10 de Conhecimentos Gerais (peso 2).

Os candidatos deverão permanecer na sala por, no mínimo, uma hora e meia após o início da prova. Depois de duas horas, o participante poderá levar o caderno de prova consigo.

O gabarito preliminar será divulgado na segunda-feira, 24, e o final está previsto para 3 de novembro.

Exceções - Candidatos dos cursos cujo número de inscritos foi inferior ao de vagas ofertadas, ou que o exceda em apenas 10%, não precisarão fazer a prova do Exame de Seleção 2023.

Confira a lista completa dos candidatos dispensados da prova.

Os candidatos dos cursos que se enquadrem nessa situação serão convocados diretamente em primeira chamada para realização da matrícula.

Exame de Seleção 2023 - Neste ano, a seleção para ingresso em cursos técnicos integrados do IFMS volta a ser feita por meio da aplicação de prova. Em 2020 e 2021, em virtude da pandemia, os candidatos foram selecionados a partir da média de notas do 9º ano do ensino fundamental.

Ao todo, são ofertadas 1.670 vagas, distribuídas nos dez campi do IFMS, para os cursos de Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. 

O curso mais concorrido é o técnico em Informática (matutino) oferecido em Campo Grande, com 10,02 candidatos por vaga, e em Corumbá, com concorrência de 7,47. O novo curso técnico em Administração, ofertado na capital, vem em seguida, com taxa de 6,40 candidatos por vaga. Confira a lista completa de concorrências!

Nessa modalidade de ensino, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica de forma integrada às do ensino médio. Ao concluir o curso, ele pode tanto atuar na área de formação quanto ingressar no ensino superior. 

Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2023.

Em caso de dúvidas sobre a seleção, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa