quarta, 17 de abril de 2024
EDUCAÇÃO

IFMS divulga relação de isentos para o Exame de Seleção 2023

28 setembro 2022 - 16h00Por IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta terça-feira, 27, a relação preliminar de candidatos que estão isentos de pagamento da taxa de inscrição no Exame de Seleção 2023 para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Foram aceitos os pedidos daqueles que comprovaram matrícula ou conclusão do nono ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) e dos candidatos que apresentaram o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Os estudantes que tiveram o pedido de isenção negado poderão interpor recurso nos dias 28 e 29 de setembro. Para isso, deverão acessar a Página do Candidato, adentrar o sistema por “Minhas Inscrições” e acessar o ícone “Recurso” e preencher as informações solicitadas.

A avaliação dos recursos e o resultado final dos pedidos de isenção serão divulgados no dia 3 de outubro. Aqueles que tiverem o pedido indeferido (não concedido) deverão efetuar normalmente o pagamento da taxa de inscrição até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.

O edital do Exame de Seleção 2023 e todos documentos sobre o processo seletivo estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - As inscrições vão até 5 de outubro e devem ser feitas pela Página do Candidato. Para participar, é necessário que o interessado possua Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, em janeiro do ano que vem. 

Aqueles que não têm acesso à internet podem comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar a inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Para aqueles que não têm direito à isenção, o valor da taxa é de R$ 20, e deverá ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU).

A orientação é que pagamento da GRU seja feito no dia seguinte ao de sua emissão, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Reserva de vagas (cotas) - Metade das 1.670 vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve se atentar ao edital de abertura, publicado na Central de Seleção. 

Exame de Seleção 2023 - O processo seletivo possui oferta de 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Os cursos integrados permitem que o estudante tenha a formação técnica de maneira articulada ao ensino médio. São oferecidos gratuitamente pelo IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

As opções para ingresso em 2023 são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, técnico integrado em Administração. 

Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa