Menu
Busca quinta, 15 de abril de 2021
Ponta Porã

Ludimar projeta Ponta Porã como grande produtor de peixes

Programa lançado pelo prefeito incentiva produtor rural a produzir pescados para aumentar renda familiar

06 dezembro 2014 - 07h30Por Assessoria

O prefeito Ludimar Novais (PPS), acompanhado de vários secretários municipais, lançou na manhã desta quinta-feira, dia 4, no auditório do Paço Municipal, um programa que visa incentivar os produtores rurais a produzir pescados. O trabalho iniciou com 50 produtores, mas a perspectiva é de dobrar esse número nos próximos meses.

“Estamos trabalhando para que a produção cresça, para que tenha cada vez mais peixes nas propriedades. É um projeto que temos certeza vai fazer a diferença no orçamento das famílias e vai permanecer porque está nascendo forte”, disse o prefeito. Ele ressaltou que o incentivo do município começou com o oferecimento de cursos de capacitação. “Hoje temos pessoas preparadas para manejar, para obter uma boa produção”, ressalta.

Ludimar disse que a piscicultura é uma atividade viável e que os produtores podem acreditar e investir nisso. “Além dos alevinos que estamos doando, vamos oferecer toda a assistência técnica necessária para os novos piscicultores. É um projeto que nasce com o pé no chão e que vamos acompanhar de perto. Por isso posso afirmar que é um fato bastante positivo e que todos nós podemos sonhar grande”, destacou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, André Cardinal, que coordena o projeto, disse que o trabalho de implantação é feito por etapas e de forma gradativa. “A nossa primeira preocupação foi a capacitação, hoje temos os produtores preparados com cursos oferecidos através do Pronatec e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – e já implantamos um laboratório, inclusive esse primeira remessa já foi produzida no nosso próprio laboratório, algo inédito nos municípios de Mato Grosso do Sul. E vamos construir tanques em parceria com a nossa Secretaria Municipal de Obras para atender os produtores”, disse Cardinal.

Segundo o secretário o objetivo do prefeito Ludimar Novais é criar políticas públicas para que os produtores tenham condições viáveis não apenas de produzir, mas de comercializar. “Tanto que já temos implantado o Serviço de Inspeção Municipal, que vai dar as condições de escoamento da nossa produção. O prefeito Ludimar foi muito feliz ao criar a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, porque é através dela que o município pode oferecer apoio para os micros, pequenos, médios ou grandes produtores rurais”, afirma.

Já o presidente da Associação dos Piscicultores de Ponta Porã e assessor técnico do projeto, Genildo Rossini, disse que o projeto lançado pelo prefeito Ludimar vai doar os alevinos para que os produtores possam produzir. “Esse é um projeto que o prefeito pediu para que fosse desenvolvido de forma completa. Vamos acompanhar passo a passo porque sabemos do grande alcance social. Cada produtor está recebendo de início 400 alevinos, mas quando for feita a vistoria os que tiverem condições poderão receber até mil unidades”, ressaltou.

O ato de lançamento do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, batizado de “Ensinando a Pescar”, contou com a presença de dezenas de produtores dos assentamentos rurais de Ponta Porã, de vários secretários municipais, vereadores e do superintendente de Pesca de Mato Grosso do Sul, César Moura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORREDOR BIOCEÂNICO
Após suspensão de licitação, governo requisita novo cronograma para obra de ponte sobre Rio Paraguai
JUSTIÇA
STF confirma decisão que determinou a abertura de CPI da Pandemia
POLÍTICA
Senado debate adiamento do reajuste de preços de medicamentos
NAVIRAÍ
Polícia Civil incinera 1,2 tonelada de drogas