quinta, 25 de abril de 2024
TEMPO

Massa de ar quente pode fazer os termômetros marcarem 40°C em pleno inverno

17 agosto 2021 - 07h30Por Portal Governo MS

Embora a estação oficial seja inverno, as condições atuais têm sido características de verão com sol forte e calor em Mato Grosso do Sul. Uma grande massa de ar seco está atuando sobre o Brasil e deixando as temperaturas acima do normal para esta época do ano.  

Nesta terça-feira (17) o tempo seguirá firme, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todas as áreas do Estado. Essas condições favorecem a elevação das temperaturas e a queda dos níveis de umidade relativa do ar. 

A tendência é de grande amplitude térmica, pois o Estado pode  ter mínimas em torno de 15°C e as máximas podem chegar aos 40°C na região sudoeste e pantaneira. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) os níveis de umidade relativa do ar podem ficar entre 5-35% durante a semana. Os menores valores são esperados para as regiões centro-norte e leste, e porção norte da região pantaneira. 

A recomendação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orienta que a população tome bastante líquido, evite a prática de atividades físicas e exposição direta ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. Outras medidas para aliviar o desconforto provocado pelo tempo seco são: umidificar ambientes, usar hidratante corporal, e soro fisiológico nas narinas. 

Na Capital as condições serão de sol forte, e névoa seca durante a tarde. Também será um dia de bastante calor com máximas podendo chegar aos 35ºC, conforme o Cemtec. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue