domingo, 21 de abril de 2024
LEGISLATIVO DE MS

Matéria garante fisioterapia às mulheres mastectomizadas nas unidades de saúde

17 outubro 2022 - 14h30Por ALEMS

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 245/2022, que dispõe sobre a garantia de fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O acompanhamento e tratamento de fisioterapia de reabilitação às mastectomizadas será realizado nas unidades da rede pública de saúde, com o objetivo de prevenir e reduzir sequelas decorrentes do processo cirúrgico. O direito a essa garantia será estendido a todas as mulheres que se submeterem à cirurgia de mastectomia, com ou sem esvaziamento axilar. Caberá ao profissional de saúde definir a técnica de intervenção terapêutica mais adequada a cada paciente, de acordo com seu quadro clínico, e o número de sessões necessárias.

Conforme a justificativa da matéria, a mastectomia é indicada para impedir o avanço da patologia e aumentar a prolongação da vida. Mas após a cirurgia, a parte física afetada inclui quadro álgico, diminuição da força muscular e alterações da amplitude de movimento de ombro, linfedemas e aderências, alterando a funcionalidade do membro, assim o tratamento fisioterapêutico é relevante diante das complicações e sequelas desencadeadas no pós-operatório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa