quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Porã

Merendeiras recebem certificado de “Boas Práticas”

19 dezembro 2014 - 07h00Por Assessoria

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta quarta-feira, dia 17, certificado de conclusão de curso para as merendeiras que trabalham nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A solenidade ocorreu pela manhã no Centro Internacional de Convenções.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Denize de Oliveira, desde o início da gestão do prefeito Ludimar Novais (PPS), vem sendo desenvolvido um trabalho no sentido de evitar desperdícios e melhorar a qualidade da merenda que é servida aos mais de 11 mil alunos da rede municipal.

E durante este ano de 2014, disse a secretária, foi oferecido o curso “Boas Práticas – Treinando Manipuladores”, que teve como instrutora a nutricionista Silvia Pereira Soto, que faz parte do quadro funcional da Prefeitura Municipal e que administra os cardápios que são preparados diariamente pelas merendeiras.

Para definir o cardápio que é servido aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação fez pesquisa, ouviu as merendeiras e também os alunos. “Dessa forma, foi possível fazer a substituição de alguns alimentos, tornando a alimentação mais nutritiva e saudável”, diz Denize Oliveira.

Já a nutricionista, Silvia Pereira Soto, que cuida do cardápio da merenda, disse que a Prefeitura mantém diálogo direto com as merendeiras. “São elas que preparam a alimentação e que ouvem o que os alunos gostam ou reprovam. O trabalho que estamos fazendo é para que todas as escolas cumpram rigorosamente o que está definido nos cardápios da semana”, ressalta.

Silvia também mantém contatos com as merendeiras através da rede social WhatsApp, informando que no ano que vem vai criar uma página no Facebook para estreitar ainda mais esse relacionamento. “Precisamos estar sempre em contato, trocando idéias, ouvindo sugestões. Podemos melhorar a merenda todos os dias”, destaca.

Como incentivo às merendeiras, a nutricionista disse que vai criar um concurso para premiar no final do ano o melhor preparado. “Queremos incentivar a criação. As merendeiras poderão criar seus próprios pratos, como uma salada colorida, montada diferente no prato, que chama a atenção de quem vai consumir”. O objetivo é incentivar essas boas práticas, para que tenhamos uma alimentação cada vez mais saudável dentro das nossas escolas, ressalta Silvia.

Depois da entrega dos certificados, a secretária Denize Oliveira e a nutricionista Silvia Soto, fizeram o sorteio de vários brindes para as merendeiras presentes. Os brindes foram doados pelas direções das escolas municipais.


Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul