quarta, 17 de abril de 2024
CULTURA

MIS oferece oficina de Stop Motion com câmera de celular

12 julho 2021 - 10h45Por Portal Governo MS

O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, oferece a partir da semana que vem a Oficina de Stop Motion. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 12 de julho, às 9 horas, e o curso começa já no dia 12, na forma de Educação a Distância (EAD), gratuitamente.

Stop Motion é uma técnica de animação centenária que vem se transformando ao longo dos anos. A atividade é voltada ao público em geral e busca apresentar a linguagem audiovisual de maneira leve e divertida mantendo um ciclo de formação audiovisual na região.

A oficina de Stop Motion foi oferecida em 2007, 2010 e 2012 pelo Museu da Imagem do Som, e desde então, a instituição tem desenvolvido atividades educativas voltadas ao aprendizado da linguagem do cinema. A técnica de animação em Stop Motion consiste na sequência de fotografias exibidas a uma determinada fração de segundo, criando uma ilusão de movimento. Nos primórdios do cinema era usada para a criação de efeitos especiais. Hoje é um recurso criativo usado em vinhetas, videoclipes, cinema e vários outros produtos.

Nesta oficina, serão apresentadas ferramentas atualizadas para a criação de animação, mas também antigos recursos, como os aplicativos de smartphone para edição de animação quadro a quadro e os brinquedos ópticos - experimentos científicos que contribuíram com o surgimento do cinema e hoje são uma forma divertida de aprender.

No âmbito teórico da oficina serão apresentados ainda personagens importantes da sétima arte: os irmão Lumière e George Méliès. Os participantes irão conhecer alguns conceitos de  representação do movimento em vídeo digital, farão alguns exercícios práticos, utilizando a câmera do smartphone, e por fim, irão criar uma animação de 30 segundos como produto da oficina.       

Os conteúdos explorados serão: Surgimento do cinema. Brinquedos ópticos: Taumatrópio; Zootrópio; História do cinema: Irmãos Lumière; George Méliès; Primeiras animações no cinema; Animação: movimento da animação; animação em Stop Motion; Edição de vídeo: edição em smartphone.

As inscrições podem ser feitas pelo link a partir do dia 12 de julho de 2021, às 9h. link:

https://forms.gle/wXZcecKsib8SrDqr7. As vagas são limitadas a 40 participantes, a participação é garantida pela ordem de inscrição.

Serviço:

Stop Motion: uma introdução

Inscrições: 12 de julho de 2021, 9h

link: https://forms.gle/wXZcecKsib8SrDqr7

Período: 12 a 16 de julho de 2021, 9h

Público-alvo: Pessoas a partir de 12 anos

Local: Museu da Imagem e do Som de MS

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar

Informações: (67) 3316-9167 Whatsapp: 98137-3405

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa