Menu
Busca segunda, 14 de junho de 2021
GESTÃO

MS alinha projetos de concessão e financiamento no BNDES

12 maio 2021 - 10h00Por Portal Governo MS

Projetos de interesse de Mato Grosso do Sul no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foram discutidos ontem (11) pelo governador Reinaldo Azambuja em videoconferência com o presidente do banco, Gustavo Montezano. Pelo menos seis propostas nas áreas de energia, infraestrutura e turismo entraram em debate.

A possibilidade do banco financiar obras em novos eixos rodoviários do Estado foi um dos pontos centrais do encontro. A expectativa é que o Governo do Estado tenha acesso às linhas de crédito do BNDES ainda neste ano, quando o Tesouro Nacional atualizar a capacidade de financiamento do Estado.

Outro ponto tratado na reunião foi o estudo que o BNDES tem feito em relação à concessão dos serviços de gás natural no Estado, geridos pela MSGás. “O estudo é para que Mato Grosso do Sul tenha uma nova modelagem de contrato. Isso vai para consulta pública quando for finalizada a análise e a ideia é que a gente faça renovação da concessão por mais 30 anos”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que acompanhou as tratativas.

A possível concessão de cinco parques estaduais à iniciativa privada, que pode alavancar o turismo em Mato Grosso do Sul, também foi discutida. “O BNDES está finalizando o estudo e até julho vamos ter uma posição sobre a viabilidade”, disse Riedel. Estão nos planos de concessão os parques estaduais Várzeas do Rio Ivinhema, Nascentes do Rio Taquari e do Prosa; o Parque das Nações Indígenas; e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul.

Por fim, projetos que potencializam sistemas de armazenagem do setor agrícola; que melhoram uma estrada em Nova Andradina; e que transformam Mato Grosso do Sul em um estado carbono neutro pautaram a videoconferência.

“Uma reunião com muitos assuntos, mas todos com encaminhamento prático para que a gente chegue até final do ano com resultados importantes para o Estado. Saímos da reunião já com outra agenda confirmada para junho para acompanharmos o andamento das propostas”, pontuou o secretário.

A secretária especial de Parcerias Estratégicas do Governo de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, também tratou dos temas com a diretoria do BNDES. "Até o fim do ano teremos importantes definições para o Estado, incluindo a licitação para concessão dos parques estaduais, que devem ir a leilão no último trimestre de 2021. Ainda nesse semestre concluiremos o novo modelo do Marco Regulatório do Gás, que deverá ir à consulta pública até julho ou agosto. E também já esta bem avançada a discussão sobre linha de credito para diversas obras de infraestrutura, além de outras demandas que o governador apresentou e que o BNDES recebeu muito bem", detalhou Detoni.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE DO HOMEM
SES realiza capacitação para profissionais da Atenção Primária de Saúde
INOCÊNCIA
Polícia Militar prende homem por perturbar a tranquilidade e danificar carro de pai idoso
JUSTIÇA
Barroso suspende quebra de sigilo de dois servidores da Saúde em CPI
POLÍTICA
Lira: relatores da reforma tributária serão definidos nesta semana