Menu
Busca quarta, 27 de outubro de 2021
AÇÃO DE GOVERNO

Novas leis estaduais promovem educação e bem estar econômico-social em MS

26 setembro 2021 - 13h00Por Portal Governo MS

Conjunto de novas leis sancionadas pelo governador Reinaldo Azambuja sancionadas na semana passada promovem a educação e o bem estar econômico-social em Mato Grosso do Sul.

Uma das normais mais importantes reduz em três pontos percentuais o imposto estadual da conta de luz de todos os consumidores do Estado, no período em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fixar a bandeira de escassez hídrica.

Cerca de um milhão de unidades consumidoras serão beneficiadas a partir de 1º de outubro, quando a lei começa a valer.  A medida faz parte de um conjunto de ações do Estado para minimizar os impactos negativos da pandemia de covid-19 na economia local.

Outra lei aprovada pelo governador objetiva o melhor aprendizado de alunos das redes públicas de ensino.  Com a criação do programa "MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança" e do "Prêmio Escola Destaque", Mato Grosso do Sul terá um regime de colaboração com os 79 municípios para desenvolver políticas educacionais que valorizem os estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Uma terceira norma sancionada permite a retomada da exploração da loteria estadual em Mato Grosso do Sul. A medida objetiva destinar recursos das apostas à seguridade social e ao financiamento de programas nas áreas de habitação, desporto, educação, saúde, desenvolvimento social, cultural e para investimentos na segurança pública.

Do total de recursos arrecadados, 50% serão destinados ao financiamento de programas na área de habitação. Segundo Reinaldo Azambuja, a loteria será "importante fonte de recursos para reduzir impactos das contingências financeiras contemporâneas e para reforçar valores destinados à seguridade social".

O governador governador também sancionou lei que dispõe sobre a regulamentação das pessoas jurídicas sem fins lucrativos, as organizações sociais, para atender exigências dos órgãos de controle externo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Ministério da Saúde já está desabilitando leitos de terapia intensiva
SAÚDE
Mais de 18 milhões de brasileiros que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid
ECONOMIA
Arrecadação federal cresce 12,9% e bate recorde em setembro
CAMPO GRANDE
Polícia Civil cumpre Mandado de Prisão contra autor de Homicídio Tentado