terça, 23 de abril de 2024
Capital

Patrulha Maria da Penha tem 30 guardas para atender mulher vítima de violência

03 fevereiro 2015 - 10h10Por Fonte: correiodoestado
Com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira na manhã desta terça-feira (03), Campo Grande começará a contar com o serviço da “Patrulha Maria da Penha”. Trata-se de uma equipe formada por 30 guardas municipais, sendo 10 mulheres, que atuará no atendimento a ocorrências de violência contra a mulher.
O secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, explica que a equipe especializada atenderá aos chamados do “Botão da Vida”, aplicativo via smartphone que aciona a Guarda Municipal em caso de violência.
“Assim que chegar a denúncia, a guarda é acionada, entra em contato com a base mais próxima do local da ocorrência, que faz o primeiro atendimento. Se houver flagrante, o agressor é preso e conduzido para a Casa da Mulher para o processo de prisão. Lá já tem o Ministério Público para dar o encaminhamento judiciário. Nos casos da mulher já ter sofrido a violência, ela será conduzida também para a Casa da Mulher, onde receberá a assistência psicológica e jurídica”.

Os integrantes da patrulha passaram por capacitação feita pela Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Defensoria Pública. “Eles [guardas que integram a patrulha] estão aptos para dar o tratamento adequado tanto na questão psicológica como jurídica às vítimas”, afirma o secretário.A expectativa é de que haja uma redução significativa no número de casos de violência contra a mulher. “A estatística demonstra que, onde existe a patrulha como Porto Alegre, Curitiba e Vitória, o índice de ocorrências caiu bastante”, argumenta Valério, informando que são cerca de 80 casos registrados por dia em Campo Grande “sem contar os muitos que não são registrados pela polícia”.

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal já conta com duas viaturas exclusivas para realizar os atendimentos em Campo Grande.
Botão da Vida
O aplicativo que poderá ser instalado em smartphones com sistemas Android e IOS funciona da seguinte forma: quando a mulher ativar o botão pelo celular, será enviado um chamado à Central de Controle com a localização, nome e foto do possível agressor, fará uma ligação ao 180 e enviará um SMS à Guarda Municipal, também com a localização do fato. Num primeiro momento, somente mulheres que tiverem medidas restritivas contra agressores terão acesso a ele.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa