Polícia encontra voçorocas enormes em fazenda e multa dono em R$ 15 mil
Dono da propriedade tem 83 anos e precisa apresentar plano de recuperação
27 janeiro 2016 - 11h38Por Fonte: correiodoestado
Pecuarista de Aparecida do Taboado, cidade distante 467 quilômetros de Campo Grande, recebeu multa de R$ 15 mil por causar danos ambientais em sua propriedade. A autuação foi dada nesta terça-feira (26).
A Polícia Militar Ambiental identificou processos erosivos no local, falta de conservação do solo e situação crítica por conta do pisoteio do gado em áreas de nascentes e matas ciliares.
Essas últimas são áreas protegidas e esse descaso gerou o surgimento de voçorocas enormes. Os policiais ainda encontraram desmatamento de quase três hectares.
O dono da fazenda, de 83 anos, mora em Aparecida do Taboado. Ele responderá por crime ambiental por conta de destruição de área de preservação permanente.
A pena prevista é de um a três anos de detenção.
As áreas atingidas devem ser interditadas e o dono da propriedade será notificado para apresentar projeto de recuperação de área degradada (PRAD) no prazo máximo de 30 dias.
"A PMA lembra aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente. Isto evita multa e mais transtornos", divulgou nota da corporação.