terça, 27 de fevereiro de 2024

Ponta Porã tem 940 eleitores entre 16 e 17 anos

Ponta Porã tem 940 eleitores entre 16 e 17 anos

16 maio 2012 - 16h30
Mercosulnews


As eleições municipais deste ano em Ponta Porã prometem oxigenação. Serão pelo menos 940 jovens a mais do que no último pleito — um acréscimo de 30% no número de eleitores com idades entre 16 e 18 anos incompletos.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TER/MS), este foi o maior aumento no percentual de menores de idade da história. O anúncio insistente dos cartórios eleitorais sobre o encerramento do prazo para obter o título de eleitor, ocorrido no último dia 9, provocou uma corrida, quase sempre de última hora, para obter o documento.

O fato animador é que há um interesse latente na juventude em participar do processo político e isto vai representar certamente uma renovação no cenário dos poderes Executivo e Legislativo do município. Até aqueles jovens que têm 15 anos, mas completam 16 antes de 7 de outubro, data das eleições, fizeram questão de resgatar o seu direito de participar da escolha de quem deverá conduzir os destinos da cidade nos próximos quatro anos.

Há também a certeza de que esta garotada não quer só votar. Ela quer fazer barulho. Observar, criticar, dar palpites, enfim, fazer parte efetivamente das decisões na esfera pública. Um direito destes jovens cidadãos e uma necessidade gritante para o município, para o Estado e para todo o Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

País tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos

CONSUMIDOR

Projeto proíbe comprar imóveis, carros e obras de arte com dinheiro vivo

SAÚDE

Brasil já registra metade dos casos de dengue contabilizados em 2023

GESTÃO PÚBLICA

Titular da pasta de parcerias estratégicas de MS recebe prêmio nacional de infraestrutura na B3