O projeto “Prefeitura Itinerante” lançado pelo prefeito Ludimar Novais (PDT), que tem como coordenador-geral o secretário municipal de Governo Eduardo Campos, está atendendo nesta primeira etapa nove bairros de Ponta Porã. A proposta é manter o trabalho permanente para no prazo máximo de 90 dias atender todas as regiões da cidade, algumas em situações bastante precárias em virtude das constantes chuvas que atingiram o município nos últimos dois meses. A partir de quarta-feira os serviços estarão concentrados na região norte de Ponta Porã.
O secretário municipal de Governo, Eduardo Campos, explicou que todos os setores da Prefeitura Municipal estão mobilizados para atender a população. “Temos um cronograma elaborado para fazer estes atendimentos.
Nesta primeira etapa os serviços estão beneficiando bairros da região do Grande Marambaia. A determinação do prefeito Ludimar Novais é para que toda a estrutura municipal seja colocada à disposição das pessoas para que todos os bairros sejam atendidos dentro de 90 dias”, destaca.
Já o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Agnaldo Miudinho, disse que nesta etapa estão sendo atendidos os bairros Jardim Marambaia, Jardim Vitória, Jardim dos Estados, Altos da Glória, São Francisco, São Rafael, Júlia Cardinal e Jardim Primavera. “Só para se ter a dimensão do trabalho que estamos realizando, nestes bairros retiramos 350 caminhões de entulhos e galhadas, além de objetos inservíveis retirados das casas e terrenos e descartados pelos moradores”.
Os serviços levados à população são diversos, como retirada de entulhos e galhadas, poda de árvores e grama, roçadas de terrenos, limpeza de meio-fios e sarjetas, operação tapa-buracos, limpeza em geral e manutenção no setor de iluminação pública. “Além disso, ontem iniciamos desenvolvemos trabalho de cascalhamento das ruas com colocação de moledo e depois passamos rolo compactador, garantindo qualidade de trafegabilidade para os moradores. Nesta terça-feira o trabalho continua com pintura de meio-fios entre outros serviços”.
Miudinho disse que no Ginásio de Esportes Rachid Saldanha Derzi que atende a comunidade do Grande Marambaia, a fiação interna e externa foi substituída com a colocação de novas luminárias, atendendo também a área onde está instalada a Academia ao Ar Livre. “É importante ressaltar que o projeto Prefeitura Itinerante conta também com apoio e atendimento de outras secretarias municipais como Saúde, Assistência Social, SEJUL, Fundação de Cultura e apoio logístico do Exército Brasileiro na execução das ações dos agentes que atuam no combate ao mosquito transmissor da dengue. Ressaltando, ainda, que o prefeito Ludimar Novais esteve todos os dias despachando e atendendo as pessoas”, fala o secretário.
Ele destacou que só para se ter uma dimensão do problema da dengue, durante as visitas domiciliares foram encontrados sete focos de dengue por quarteirão. “E o mais impressionante é que em apenas um quarteirão foram localizados 16 focos do mosquito transmissor. Além das visitas, os agentes de saúde também estão fazendo trabalho de fumacê no Grande Marambaia. O mosquito transmissor muitas vezes se prolifera em terrenos baldios, os quais foram roçados e os proprietários notificados”.
A estrutura do projeto “Prefeitura Itinerante” será retirado na noite desta terça-feira da região do Marambaia e será levada para a rua Jorge Roberto Salomão, esquina com rua Cosme e Damião (em frente ao Hospital Regional), onde a partir das 7h de quarta-feira passará a atender os bairros da região norte da cidade. “Estamos levando essa estrutura para atender outra região, mas é importante ressaltar que uma equipe vai permanecer no Grande Marambaia para concluir todos os serviços planejados. Todas as regiões serão atendidas, mas como a cidade é bastante extensa pedimos a paciência das pessoas. A determinação do prefeito Ludimar é para que os serviços atendam aos anseios de toda a população”, ressaltou.