quinta, 28 de março de 2024
Ponta Porã

Prefeitura lança programa para desenvolver aqüicultura familiar

05 dezembro 2014 - 07h00Por Assessoria

O prefeito Ludimar Novais (PPS), lança nesta quinta-feira, dia 4, às 9h, no auditório do Paço Municipal, o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar Ensino a Pescar. O ato contará com a presença do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, André Cardinal; do presidente da Associação de Piscicultores de Ponta Porã, Genildo Rossini, entre várias outras autoridades municipais e produtores rurais do município.

De acordo com André Cardinal, na primeira fase o programa que está sendo lançado pelo prefeito Ludimar vai atender 50 famílias, sendo que na segunda etapa a previsão é atender o mesmo número de famílias. “Queremos transformar Ponta Porã em um grande centro produtor de pescados em Mato Grosso do Sul”, disse.

Cardinal disse que a Prefeitura Municipal elaborou inclusive uma cartilha com informações importantes para os piscicultores. “Os peixes sairão do Laboratório Municipal e entregues ao produtor, que deverá fazer o acompanhamento deste trabalho. No caso de morte ocasionada por problemas na produção será feita a reposição”, fala, acrescentando que os alevinos são frágeis e inúmeros fatores podem ocasionar morte. “Para uma boa produção são necessários cuidados básicos com os alevinos como entrega, transporte, soltura, alimentação e tanques”, destaca.

O responsável técnico pela elaboração da cartilha, Genildo Rossini, ressaltou que pela experiência do corpo técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que atua há 20 anos com reprodução e engorda de peixes, é foi elaborado os cursos práticos oferecidos aos produtores que tem interesse em entrar no ramo da piscicultura ou aos que tenham interesse em complementar seus conhecimentos.

“O programa Ensinando a Pescar é a grande oportunidade que a Prefeitura Municipal de Ponta Porã traz à sua comunidade, com a intenção de alavancar a Cadeia Produtiva da Piscicultura do município, dando início ao Arranjo Produtivo Local”, ressalta Genildo Rossini.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro