Procon aponta diferença de 1.200% no material escolar em Ponta Porã
29 janeiro 2016 - 07h00Por Assessoria
Para comprar o material escolar este ano, o consumidor terá que levar tudo, literalmente, na ponta do lápis, já que a recente pesquisa elaborada pelo Procon em Ponta Porã, aponta que alguns produtos, como uma caneta esferográfica cristal, pode ter uma diferença de até 1.284% de uma loja para outra.
Em outros produtos, como uma mochila, a diferença chega a 444% entre um estabelecimento e outro, e um caderno universitário (capa dura c/ 96 folhas) pode custar 333% mais caro entre uma loja e outra.
O Procon recomenda que o consumidor não adquira todos os materiais escolares numa mesma loja. É importante saber que o comerciante coloca alguns produtos em promoção para atrair os clientes, mas, nos demais produtos, ele aumenta a margem de lucro, para compensar o desconto que ofereceu naquilo que está em promoção. Então, a dica é comprar fracionado, um pouco em cada loja, escolhendo, é claro, sempre os menores preços.
Também é importante – destaca o Procon – que o consumidor deixe bem claro com o lojista como funciona e se existe naquela loja o sistema de troca de produtos, que por eventualidade apresentem defeitos.
A tabela com os preços das cinco lojas pesquisadas está disponível na sede do Procon, na Rua Sete de Setembro, nos fundos do Paço Municipal.
Na tabela em anexo, observe que os preços em fundo preto (vermelho se a impressão for em cores) representam os mais caros e os com fundo cinza (azul se for em cores) os mais baixos.