sábado, 20 de abril de 2024

PROERD deve formar 1200 crianças na fronteira

PROERD deve formar 1200 crianças na fronteira

17 fevereiro 2012 - 11h21
Divulgação (TP)

O PROERD “Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência” do 4º BPM, iniciou suas atividades nesta segunda feira dia 13 de fevereiro pelos Instrutores PROERD Soldados PM Cristian e Paulina.

O primeiro passo foi a apresentação do programa aos professores e equipe pedagógica das instituições beneficiadas. Os instrutores PROERD explanaram durante esta primeira semana os objetivos do programa assim como a conscientização da família no contexto da prevenção às drogas.

Neste primeiro semestre o PROERD/4º BPM contou com a parceria das Prefeituras Municipais de Aral Moreira, Antonio João e Ponta Porã através das respectivas Secretarias Municipal de Educação e da SED ”Secretaria Estadual de Educação”, as quais não mediram esforços para apoiarem este grande Programa de prevenção às Drogas e à Violência.

O PROERD contemplará 21 Instituições Educacionais beneficiando 1200 alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais das cidades de Aral Moreira, Antonio João e Ponta Porã, as quais fazem parte da abrangência do 4º Batalhão de Polícia Militar.

O PROERD é um programa anti-drogas desenvolvido exclusivamente por Policias Militares que são habilitados e capacitados tecnicamente conhecido como Policial PROERD, e desde a sua implantação pelo 4º BPM, o programa já atendeu mais de 2880 crianças do 5º ano do ensino fundamental em Ponta Porã e Aral Moreira, assim estreitando o relacionamento entre a Escola, Família e a Polícia Militar, e com esta coluna tríplice de sustentação do programa que o PROERD atua na prevenção ao consumo de drogas e a violência posterior que decorre do envolvimento com entorpecentes, é desenvolvido com a ajuda do livro do estudante onde semanalmente é tratado um tema diferente entre eles, o cigarro, inalantes, a maconha, o bullying e o crack, além de cultivar junto as crianças o amor próprio, respeito as pessoas, os pais e as leis, decidindo de forma confiante e positiva, alem de fortalecer a auto estima dos alunos, mostrando que a vida é muito especial para ser desperdiçada com o uso de drogas.

As autoridades municipais que fazem a parceria com o 4º BPM para levar a cabo o PROERD, enalteceram a importância do trabalho desenvolvido pelo programa, que é a prevenção.

A secretária Municipal de Educação de Ponta Porã, Porf. Leny Klais destacou que o PROERD é resultado de um projeto idealizado pela Polícia Militar e concretizado através da parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, para tanto fará o possível para que mais alunos no anos de 2012 participem do programa, que esta iniciando este mês de fevereiro, juntamente com o início das aulas, onde esta sendo priorizado as escolas da zona rural do município de Ponta Porã.

O Prefeito de Aral Moreira, o Sr. Edson Luis de David ressaltou a importância da continuidade dos ensinamentos, através do diálogo familiar e do compromisso dos alunos a repassarem o que aprenderam para seus conhecidos e familiares, dando continuidade na parceria com o 4º BPM, neste terceiro ano do PROERD em Aral Moreira.

Já a Prefeita de Antonio João a Sra. Lucia Regina da Cruz Butkevicius também destacou a parceria com o 4º BPM para a implantação do PROERD pela primeira vez no município, atendendo até uma escola indígena no município.
VIATURA
Os Instrutores PROERD estarão presentes semanalmente nas escolas, e para o deslocamento contaram com um veiculo caracterizado de uso exclusivo para o desenvolvimento do PROERD, trata-se de um veiculo oficial do 4º BPM, carinhosamente denominado PROERD MÓVEL, disponibilizado pelo Tenente Coronel QOPM André Luiz Saab, assim como foi prometido durante cerimônia de formatura do PROERD no ano de 2011, prosseguindo assim a realizar o excelente trabalho de prevenção às drogas e à violência.

Segundo o Ten. Cel. André Luiz Saab, comandante do 4º BPM, o PROERD é uma modalidade de policiamento comunitário, que aproxima a Polícia Militar junto a Comunidade Escolar e a Família, além de repassar noções de cidadania conquistando a simpatia especial dos alunos, professores, pais e da população em geral.

Os instrutores PROERD SD PM Paulina e Cristian encerraram o ano de 2011 com muita satisfação pelo trabalho desenvolvido formando verdadeiros parceiros na luta contra as drogas e à violência, sendo enaltecido principalmente o trabalho dos professores que não mediram esforços para que os Policiais Militares estivessem na sala de aula, durante as doze semanas do PROERD, e esperando que no ano de 2012 seja ainda melhor, somadas as palestras sobre entorpecentes, trânsito e cidadania que serão também apresentados nas escolas beneficiadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa