sexta, 29 de março de 2024

Curso de capacitação de leitura foi realizado durante o ano de 2012 em Ponta Porã.

04 dezembro 2012 - 17h00
Divulgação (TP)

Professores do 4º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, receberam os certificados de capacitação de leitura. O curso ministrado pela Professora Maria Lucia Azambuja, foi realizado na Biblioteca Municipal João Portela Freire em Ponta Porã e teve como conteúdo verdadeiras obras de arte da literatura brasileira. Dos clássicos autores clássicos Machado de Assis, Érico Veríssimo, João Guimarães Rosa, aos contemporâneos Moacyr Scliar, Carlos Heitor Cony, Jorge Amado, Ana Maria Machado, José J. Veiga, o curso foi uma verdadeira viagem ao aprendizado para os professores que participaram da capacitação.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados, a vereadora Maria Leny Antunes Klais e a secretária municipal de educação, Joelma de Fátima Moura.
Leny disse que o curso tem uma importância muito grande para os professores que trabalham com crianças do ensino fundamental. “O curso é muito importante para os professores. Com certeza, as professoras que concluíram o curso, vão crescer muito como educadoras. A leitura faz a diferença na vida de uma pessoa. O curso é um investimento no professor, ele tem que saber que faz a diferença. Milhares de crianças passam pelas mãos do professor. Ele é responsável pela formação de várias pessoas. E esses professores se capacitam na leitura. Com certeza será muito importante para elas e para seus alunos”, afirmou.

A secretária Educação, Joelma de Fátima, também destacou a importância do curso para os educadores e falou sobre o investimento realizado na educação durante os oito anos de administração do prefeito Flávio Kayatt. “Estamos para terminar uma administração que transformou a educação em nosso município. Os avanços foram gigantescos e a entrega desses certificados é mais um exemplo de tudo o que já foi realizado na atual gestão. Educação foi umas das prioridades e teve avanços significativos. Parabéns a todos os professores que concluíram o curso”.


PROFESSORES GOSTARAM


De acordo com a Professora Maria Lucia, estiveram participando do curso as seguintes escolas municipais: Maria Ligia, Conceição Capiberibe Saldanha, Isaac Borges Capilé, Dora Landolfi, Manoel Martins e São João; e as municipais rurais: Juvenal Fróes, Aquidaban e Graça de Deus.

A capacitação agradou às profissionais beneficiadas. “Foram dias prazerosos e enriquecedores que me trouxeram uma bagagem tanto profissional quanto pessoal. Acredito no papel formador da literatura, cultivando o convívio com textos literários em sala de aula”, disse a Professora Maria Helena Lima da Escola Municipal Manoel Martins.

Para Angela Maria da Silva Tavares, da Escola Municipal Rural Aquidaban, “a professora do projeto lê com tanto entusiasmo que eu, que não tinha o hábito de ler, aprendi a gostar e sei que vou sentir falta das quartas-feiras de rodas de leitura. Valeu a pena!”, exclamou.

“Os encontros de rodas de leitura nos proporcionaram momentos de conhecimento, partilhamos técnicas que poderemos aplicar em sala de aula com nossos alunos, sem esquecer que essas leituras eram como uma terapia para nós”, declarou Celeida Echeverria da Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha.



Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz