quinta, 25 de abril de 2024
CULTURA

Programa Iberescena abre inscrições amanhã; prazo vai até 14 de outubro

21 junho 2021 - 08h30Por Portal Governo MS

Entre 21 de junho e 14 de outubro de 2021 ficam abertas as inscrições para o Programa Iberescena 2021/2022 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. São três as linhas de ajuda desta edição: Criação em Residência; Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Programação de Festivais e Espaços Cênicos. Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma digital disponível no site do Iberescena e preencher o formulário correspondente à linha de ajuda desejada. As inscrições vão até as 12h do dia 14/10 (no fuso horário de cada um dos países-membros).

Na convocatória deste ano, é possível apresentar projetos em formato presencial, virtual ou misto (que contemple as duas modalidades). Os resultados serão publicados no site do Iberescena durante a semana seguinte da reunião do Conselho Intergovernamental, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro.

O Iberescena busca estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance. As propostas de artes cênicas devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores brasileiros, em parceria com cidadãos dos outros 15 países integrantes do programa: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Funarte efetua pagamento da cota do programa 2020/2021

A Fundação Nacional de Artes - Funarte também informa que cumpriu o pagamento da cota do Brasil, no valor de 100 mil dólares, relacionada à convocatória 2020/2021. Com isso, os contemplados pelo Conselho Intergovernamental do Iberescena já podem executar seus projetos.

Os objetivos do Iberescena foram estabelecidos com a Carta Cultural Ibero-americana, aprovada na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006. Dentre eles estão: educação continuada para os profissionais das artes cênicas; incentivo a coproduções entre os produtores culturais do cenário latino-americano e a presença na cena internacional; e apoio a festivais e residências artísticas em prol da construção do campo cênico latino-americano. Os recursos financeiros do Fundo provêm das contribuições dos Estados-membros.

Fabiano Carneiro, coordenador de Dança da Funarte, reforça em nota que "o Edital reforça as ações de internacionalização que a Fundação vem realizando para maior inserção da cultura brasileira no exterior e para o estabelecimento de programas permanentes de cooperação e intercâmbio cultural, sendo uma das mais abrangentes ações de internacionalização da Funarte".

O Brasil integra o Fundo Iberescena desde o ano de 2010. Segundo Fabiano Carneiro, em 13 anos de existência do Iberescena, foram aplicados mais de 180 milhões de dólares em projetos de cooperação no programa. Desde sua entrada, o Brasil teve 840 projetos inscritos. Entre eles, 132 foram contemplados com um total de 1.318.300,00 euros.

O projeto Iberescena compõe o portfólio de iniciativas multilaterais coordenadas pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), organismos nos quais o Brasil tem atuação permanente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue